Educação e linguagem: elementos para uma introdução crítica ao preconceito linguístico
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n1a2880Palavras-chave:
Denominação cultural, Educação, Linguagem, Preconceito linguísticoResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar alguns conceitos e concepções referentes à interação moderna entre dois fenômenos - educação e linguagem - cuja indissociabilidade aparente, tanto epistemológica quanto funcional, apresenta elementos que contribuem para o desenvolvimento de uma introdução crítica ao preconceito linguístico. Este é entendido como uma forma peculiar de preconceito social, que se efetiva no interior das relações sociais, por meio do sistema educacional - no qual a escola moderna é considerada o local privilegiado e legítimo de transmissão e imposição da língua caracterizada como padrão, oficial ou “culta” - e através da dominação cultural e da imposição linguística daí proveniente. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de caráter qualitativo e de natureza analítico-descritiva que utilizará como metodologia um referencial bibliográfico a respeito da temática e dos objetos de estudos propostos.
Palavras-chave: Denominação cultural. Educação. Linguagem. Preconceito linguístico.
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