O jogo do xadrez e a aprendizagem lúdica para adolescentes em ambiente socioeducativo

Autores

  • Luiz Nolasco de Rezende Júnior Universidade de Brasília
  • Antônio Villar Marques de Sá Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n2a2876

Palavras-chave:

Afetividade, Integração social e educação, Jogos, Processo ensino-aprendizagem, Valores educacionais

Resumo

Trata-se de uma pesquisa qualitativa com objetivo de construir uma proposta interventiva lúdica, tendo o xadrez como ferramenta de aprendizagem em aulas de produção de texto para o desenvolvimento de competências ligadas à habilidade escrita e à construção de novos projetos de vida. O estudo envolveu 32 adolescentes que cumpriam medida de internação em uma unidade socioeducativa. Os dados foram obtidos por diário de campo e análise de conteúdo das redações e rodas de conversa. Durante 13 encontros semanais, os adolescentes aprenderam e jogaram xadrez, produziram textos e reflexões a partir de metáforas enxadrísticas associadas às suas realidades e que resultaram no incentivo dos sujeitos à aprendizagem, socialização, cognição e afetividade pela presença do lúdico; na diminuição da resistência em produzir textos, apesar do não domínio da habilidade escrita; e na construção coletiva de uma ação interventiva diferenciada dos projetos de vida que levaram ao cumprimento de medida restritiva de liberdade.

Palavras-chave: Afetividade. Integração social e educação. Jogos. Processo ensino-aprendizagem. Valores educacionais.

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Biografia do Autor

Luiz Nolasco de Rezende Júnior, Universidade de Brasília

Licenciado em Educação Física pela Universidade de Brasília (1991). É mestre em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - UnB (2014). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Aprendizagem Lúdica (GEPAL) – UnB. Pesquisa o xadrez como ferramenta interdisciplinar de aprendizagem, o uso da aprendizagem lúdica no ambiente socioeducativo de internação e o desenvolvimento moral e de valores de adolescentes. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Física. Possui também bacharelado em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de Brasília. Trabalha na Secretaria de Educação do Distrito Federal como professor de Educação Física desde 1994. Desde 1999 atua como professor em uma unidade de internação de aplicação e cumprimento de medidas socioeducativas, desenvolvendo diversos projetos educacionais, em especial, o projeto de aprendizagem de xadrez chamado "Abrindo as portas do Xadrez".

Antônio Villar Marques de Sá, Universidade de Brasília

Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Brasília, DF, Brasil.

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Publicado

2016-09-02

Como Citar

Rezende Júnior, L. N. de, & Sá, A. V. M. de. (2016). O jogo do xadrez e a aprendizagem lúdica para adolescentes em ambiente socioeducativo. Revista De Educação PUC-Campinas, 21(2), 221–229. https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n2a2876