Modos de ensinar e aprender a ser menina e a ser menino

Autores

  • Patrícia Lemos Campos Rede Municipal de Uberlândia
  • Elenita Pinheiro de Queiroz Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n3a2855

Palavras-chave:

Caderneta de saúde, Gênero, Sexualidade

Resumo

A Caderneta de Saúde do Adolescente constitui material de uma das ações de política pública do Ministério da Saúde em parceira com o Ministério da Educação no Brasil voltada para a vida do adolescente. Objetiva apoiar meninos e meninas naquilo que os órgãos oficiais responsáveis por sua produção denominam de fase de mudanças e descobertas próprias da adolescência. Neste artigo, parte de uma dissertação, apresentam-se a análise da caderneta, seu efeito na vida dos/as adolescentes e o que eles e elas compreendem sobre sexualidade. A fundamentação teórica pauta-se nos estudos de sexualidade, gênero e educação e na perspectiva de discurso e sexualidade a partir das obras de Michel Foucault. Os resultados indicam que a caderneta reproduz discursos que reafirmam a visão essencializada da sexualidade e do gênero e não considera, em seus textos e imagens, a diversidade sexual e de gênero. Tais discursos são reverberados nas falas dos/as adolescentes participantes da pesquisa.

Palavras-chave: Caderneta de saúde. Gênero. Sexualidade.

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Biografia do Autor

Patrícia Lemos Campos, Rede Municipal de Uberlândia

Supervisora Pedagógica, Rede Municipal de Uberlândia, Escola Municipal Odilon Custódio Pereira. R. Chapada da Diamantina, 355, Parque das Seringueiras, 38410-346, Uberlândia, MG, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: P.L. CAMPOS. E-mail: <pattylcampos@yahoo.com.br>.

Elenita Pinheiro de Queiroz Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Doutora, Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Educação. Uberlândia, MG, Brasil.

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Publicado

2015-04-27

Como Citar

Campos, P. L., & Silva, E. P. de Q. (2015). Modos de ensinar e aprender a ser menina e a ser menino. Revista De Educação PUC-Campinas, 19(3), 215–225. https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n3a2855

Edição

Seção

Seção Temática: Gênero e Diversidade na Educação