A escrita de lide na alfabetização

Autores

  • Raquel Pereira Soares Prefeitura Municipal de Uberlândia
  • Adriana Pastorello Buim Arena Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n2a2747

Palavras-chave:

Ação docente, Aprendizagem da escrita, Prática pedagógica, Trabalho em duplas

Resumo

O tema proposto para esta reflexão aborda o ensino da escrita e da leitura a partir de um gênero textual, a notícia, mais especificamente uma de suas partes constituintes: o lide. O artigo tem como objetivo apresentar e analisar o processo de produções escritas de quatro duplas de crianças entre seis e oito anos matriculadas no segundo ano do ensino fundamental em uma escola municipal da cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Os dados apresentados são resultados de observações, de entrevistas e de um plano de ação realizados em 2012, durante uma pesquisa-ação. Foi desenvolvida uma sequência didática com o objetivo de promover mudanças nos sujeitos pesquisados e que gerasse dados para análise e compreensão do processo de ensinar e de aprender a escrever no ensino fundamental. Ao propor às crianças a escrita do lide, foi possível perceber que, além de se envolverem na prática da escrita dos textos, conseguiram produzir com autonomia uma parte da estrutura composicional do gênero notícia. A escrita em duplas propiciou as trocas de saberes entre as crianças, aprendizagem de estratégias de leitura e de escrita e a convivência social.

Palavras-chave: Ação docente. Aprendizagem da escrita. Prática pedagógica. Trabalho em duplas.

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Biografia do Autor

Raquel Pereira Soares, Prefeitura Municipal de Uberlândia

Mestre em Educação. Professora da Educação Básica na Escola Municipal Mario Alves Araújo Silva

Adriana Pastorello Buim Arena, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-Doutorado pela Sobornne Paris IV. Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação e do Prograsma de Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

2015-11-09

Como Citar

Soares, R. P., & Arena, A. P. B. (2015). A escrita de lide na alfabetização. Revista De Educação PUC-Campinas, 20(2), 81–93. https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n2a2747