Alfabetização e letramento
desafios contemporâneos à docência nas séries iniciais
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n1a253Palavras-chave:
Alfabetização, Formação, LetramentoResumo
O trabalho resulta de uma pesquisa de Mestrado em Educação que investigou as transformações conceituais e metodológicas dos processos de alfabetização e letramento ocorridas em decorrência da implementação do Ensino Fundamental de nove anos na rede municipal de ensino de Uberlândia no estado de Minas Gerais. O estudo permitiu reflexões sobre a caracterização da criança de seis anos, bem como o trabalho pedagógico desenvolvido com esta, no qual os sujeitos revelaram suas práticas e concepções sobre os processos de alfabetização e letramento, refletidos nos discursos e nas ações cotidianas. Tendo em vista o entendimento dos profissionais responsáveis pela implementação da política em foco, considera-se que a materialização desse processo de mudança pode se configurar nas práticas pedagógicas como limites ou possibilidades de desenvolvimento de um trabalho qualitativo com a alfabetização e o letramento.
Downloads
Referências
André, M.E.D. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.
Brandão, C.R. A pergunta a várias mãos: a experiência da partilha através da pesquisa na educação. São Paulo: Cortez, 2003.
Charlot, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
Ferreiro, E. Alfabetização em processo. 9.ed. São Paulo: Cortez, 1993.
Garcia, R.L. Alfabetização dos alunos das classes populares. São Paulo: Cortez, 1993.
Haetinger, M. Vamos fazer uma revolução?: então, preparem suas armas! In: Parolin, I.C.H. (Org.). Sou professor: a formação do professor formador. Curitiba: Positivo, 2009.
Kleiman, A.B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995.
Miranda, M.I. Problemas de aprendizagem na alfabetização e intervenção pedagógica. São Paulo: Cortez, 2008.
Soares, M. Letramento: um tema em três gêneros. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.