Ensino de letras e artes na educação superior e a questão da inovação pedagógica
Palavras-chave:
Universidade, Docência, Inovação, ArteResumo
O objetivo deste trabalho é, a partir de entrevistas realizadas com profissionais do ensino superior da área de Letras e Artes, detectar questões relevantes imbricadas na problemática. Foram realizadas entrevistas com personalidades ilustres nas áreas estudadas e identificadas duas categorias teóricas fundamentais: a inovação em educação e a função da arte na educação. Com relação à inovação pedagógica, concluímos que esta se dá quando são atingidas as estruturas profundas do ensino. Quanto à função da Arte, afirmamos que se trata de uma atividade humana de pleno valor cognoscitivo, tão fundamental quanto as outras formas de explorar a realidade. É um dos aspectos para entender a historicidade da sociedade humana, aspecto esse que condiciona o respectivo ensino.
Downloads
Referências
BIREAUD, Annie. Os métodos pedagógicos no ensino superior. Porto: Porto editora, 1995
BOURDIEU, Pierre. As Regras da Arte. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.
CALLEGARO, Tânia. Ensino da Arte na Internet: contexto e pontuações. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.
CASTANHO, Maria Eugênia. Professores e Inovações. In: CASTANHO, Sérgio E. M., CASTANHO, Maria Eugênia L. M. (Orgs.). O que há de novo na educação superior: do projeto pedagógico à prática transformadora. Campinas, SP: Papirus, 2000.
CASTANHO, Maria Eugênia L. M. Arte-Educação e Intelectualidade da Arte. Faculdade de Educação/ UNICAMP, Dissertação de Mestrado, 1982.
CASTANHO, Sérgio, CASTANHO, Maria Eugênia (Orgs). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas, SP: Papirus, 2001.
CHAUÍ, Marilena. A universidade em ruínas. In: TRINDADE, Hélgio (Org.). Universidade em ruínas na república dos professores. Petró- polis, RJ: Vozes/ Porto Alegre/ Rio Grande do Sul: CIPEDES, 1999.
CHAUÍ, Marilena. Escritos sobre a universi- dade. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
CUNHA, Maria Isabel. O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara, SP: JM, 1998.
FRANCASTEL, Pierre. A realidade figurativa: elementos estruturais de sociologia da arte. São Paulo: Perspectiva, EDUSP, 1973.
LEITE, Denise, MOROSINI, Marília (Orgs.). Universidade futurante: produção do ensino e inovação. Campinas, SP: Papirus, 1997.
LUFT, Lya. Perdas e ganhos. 17.ed., Rio de Janeiro: Record, 2003.
PIAGET, Jean. Introducción a la epistemo- logía genética, vols. 1, 2,3. Buenos Aires: editora Paidós, 1975.
PIMENTEL, Lúcia Gouvêa. Tecnologias contem- porâneas e o ensino da arte. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.
PORTELLA, Adriana. Aprendizagem da arte e o museu virtual do projeto Portinari. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.
PRISE Programa de Reformas e Inversiones en el Sector Educación. Manual de Gestión para la elaboración, ejecución y evalución de Proyectos Innovadores en la Provincia de Misiones, Argentina. Misiones: Cigram Imprenta editorial, 1999.
RUDDUCK, Jean. Reflexiones sobre el problema del cambio en las escuelas. In: ANGULO, José Félix, BLANCO, Nieves (coords). Teoría y desarrollo del currículo. Málaga:Ediciones Aljibe, s.d.
SAUNDERS, Robert J. Relating Art and Humanities to the classroom. Mcb.Wn.C. Brown Company Publishers, Dubuque, Iowa, 1977.
SNYDERS, Georges. A alegria na escola. São Paulo: editora Manole, 1988.
SNYDERS, Georges. Feliz na universidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
SNYDERS, Georges. Alunos felizes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.
SNYDERS, Georges. Para onde vão as pedagogias não diretivas? Lisboa: Moraes ed., 1974.
VEIGA, Ilma et alii. Caminhos da profissiona- lização do magistério. Campinas, SP.: Papirus, 1998.
VYGOTSKY, Lev S. Psicologia Del Arte. Barcelona: Barral editores, 1972.
VILLA, Fernando Gil. O professor em face das mudanças culturais e sociais. In: ZEICHNER, Kenneth M. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico. In: GERALDI, Corinta M.G. et al. (Orgs.). Cartografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil, 1998.