Desenvolvimento e desenvolvimento sustentável: metamorfoses do conceito e as suas relações com a política educacional
Palavras-chave:
Desenvolvimento, Desenvolvimento Sustentável, Política EducacionalResumo
O presente trabalho examina a gênese e metamorfose dos conceitos de desenvolvimento e de desenvolvimento sustentado baseado na análise de documentos de agências nacionais e internacionais sobre as principais teorias que influenciaram as propostas do desenvolvimento na América Latina e o Caribe, bem como suas implicações para a política educacional. Ainda que esta se encontre presente nos textos científicos clássicos desde princípios do século XIX, no contexto da “guerra fria”, o conceito de desenvolvimento adquire um significado específico para o qual se criam agências nacionais e internacionais com o objetivo de promovê-lo. Neste mesmo movimento são elaboradas teorias que pretendem encontrar as causas do atraso econômico assim como formas de superá-las. Estas teorias se relacionam com as grandes cadeias do pensamento econômico e social (liberalismo, marxismo e estruturalismo).
Em meados dos anos 80, o conceito de desenvolvimento econômico e social é substituído pelo conceito de desenvolvimento sustentado. O marco inicial de difusão do conceito em termos internacionais se deu através do Informe Brundtland publicado em 1857. Desde então adquiriu um lugar especial na agenda dos organismos internacionais. E é objeto de intenso trabalho teórico pelos especialistas em meio ambiente que trabalham com cientistas sociais e economistas. Estes cientistas buscam articular a idéia do desenvolvimento com a erradicação da miséria, da melhoria da qualidade de vida e da necessidade de preservação do ambiente. Neste contexto a política educacional se inclui na agenda com a finalidade de desenvolver a consciência pública, da satisfação das necessidades básicas e da formação científica e humanista.
Downloads
Referências
COMISSÃO ECONÔMICA PARA AMÉRICA LATINA E CARiBE. CEPAL, 1962.
COMISSÃO ECONÔMICA PARA AMÉRICA LATINAE CARiBE.Transformation Productiva con Equidad. La tarea prioritaria dei desarrollo de América Latina y el Caribe en los anos noventa. CEPAL: Santiago de Chile, 1990.
COMISSÃO ECONÔMICA PARA AMÉRICA LATINAECARIBE. EquidadyTransformación Productiva: un enfoque integrado. CEPAL: Santiago de Chile, 1992.
COMISSÃO ECONÔMICA PARA AMÉRICA LATINA E CARIBE/ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÔES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO,
A CIÊNCIA E A CULTURA. Education and Knowledge: basicpillars ofvhanging production patterns with social equity. CEPAL: Santiago de Chile, 1992.
COMISSÃO ECONÔMICA PARA AMÉRICA LATINA E CARIBE. Seguimiento de la Sostenibilidad dei Desarrollo en América Latina y el Caribe: necesidad ypropuesta.Disponible en:
<http://www.eclac.cl/dmaah/noticias/discursos/ 4/15424/DGE2252_ESP.pdf>. 2004.
COMISSÃO ECONÔMICA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EUROPA. UNECE, 2004.
GUICHAOUA., André, GOUSSAULT Yves. Sciences Sociales et Développement. Paris: Armand Collin, 1993.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. UNESCO, 2003.
RIST, Gilbert. Le Déseloppement. Historie d' une croyance occidentale. Paris: Presses de la Fvndation Nationale de Sciences Politiques, 1996.
ROSTOW, W. W. Etapas do Desenvolvimento Econômico. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1961.
ROSTOW, W. W. The economics of Take-off in Sustained grawth. London: Mackmillan & Co., 1963.