Educação e educação ambiental
uma conexão necessária
Palavras-chave:
Educação, Educação AmbientalResumo
Devido à complexidade e multidimensionalidade do fenômeno educativo, é relevante salientar que a Educação Ambiental poderia ser compreendida no contexto histórico das relações sociais, culturais, econômicas e políticas da Educação, sendo importante que as propostas educativas voltadas para as questões ambientais possam considerar as possibilidades e os limites reais da própria Educação.
Downloads
Referências
BORNHEIM, G. Filosofia e política ecológica. Revista Filosófica Brasileira, Rio de Janeiro, v.2, n.1 , p.16-24, 1985.
CARVALHO, L.M. A temática ambiental e a escola de 19 grau. 1989. 282 f . Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1989.
CARVALHO, L.M.; CAVALARI, R.M.F.; SANTANA, L.C; SANTOS, I.A. Temática Ambiental: representações e práticas na escola
de 19 grau. In: BARBOSA, S.R.C.S. (Org.). A temática ambiental e a pluralidade do ciclo de seminários do NEPAM. Campinas: UNICAMP; NEPAM, 1999. p.329-354. (Série Divulgação Acadêmica) .
CARVALHO, L.M.; CAMPOS, M.J.O; CAVALARI, R.M.F. Educação Ambiental e materiais impressos: o processo educativo e
as práticas pedagógicas. In: REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE pÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 26.,
, Poços de Caldas. Anais..., Poços de Caldas: ANPGPE, 2003. 1 CD-ROM.
GONÇALVES, C.W.P. Os (des)caminhos do meio ambiente. São Paulo: Contexto, 1990.
LIBÂNEO, J.C. Os significados da educação, modalidades de prática educativa e a organização do sistema educacional. In: LIBÂNEO, J.(_,. Pedagogia e pedagogos, para quê? 6.ed. São Paulo: Cortez, 2002. p.69-103.
PHILIPPI JÚNIOR A.; PELICIONI, M.C.F. Alguns Pressupostos da Educação Ambiental. In: PHILIPPI JÚNIOR A.; PELICIONI, M.C.F
(Ed.). Educação Ambiental: desenvolvimento de cursos de projetos. 2.ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, Faculdade de
Saúde Pública, Núcleo de Informações em Saúde Ambiental; Signus, 2002. p.3-5.
RODRIGUES, N. Educação: da formação humana à construção do sujeito ético. Educação e Sociedade. Campinas, v.22, n.76,
p.232-257, out. 2001 . Disponível em: <http://www.scielo.br>. Acesso em: 20 mar. 2004.
SEVERINO, A.J. Educação, sujeito e história. São Paulo: Olho d’Água, 2001.