O currículo nos atravessamentos pós-modernos

Autores

  • Paula Corrêa Henning

Palavras-chave:

Educação, Pós-Modernidade, Teorias do currículo

Resumo

Querendo problematizar sobre o currículo escolar, o presente artigo tem intencionalidade de traçar as teorizações curriculares e suas implicações, ao longo da trajetória histórica, anunciando os atravessamentos de um tempo pós-moderno. Busca indagar sobre as posturas curriculares favorecedoras de pensares e fazeres marcadamente delimitados, buscando sempre um ideal de sujeito, de práticas, constituindo um binarismo pedagógico que legitima alguns fazeres e não outros. Investigar teorizações que vão compondo os entendimentos de currículo é propósito deste texto que busca nas teorias tradicionais, críticas e pós-críticas os estudos desenvolvidos sobre currículo, especialmente no Brasil. Na tentativa de provocar nosso pensamento, indaga concepções das teorizações críticas em Educação, problematizando as questões de saber e poder no território contestado do currículo escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FORQUIN, J-C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H.; RABINOW, P. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 1995.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. 29 ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

LARROSA, J. Nietzsche e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

LYOTARD, J-F. O pós-moderno explicado as crianças. Lisboa: Dom Quixote, 1993.

NIETZSCHE, F. A Gaia ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

NIETZSCHE, F. Assim falou Zaratustra. São Paulo: Martins Claret, 2002.

NIETZSCHE, F. Ecce Homo: de como a gente se torna o que a gente é. Porto Alegre: L&PM, 2003.

POPKEWITZ, T. História do currículo, regulação social e poder. In: SILVA, T.T. (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994.

SILVA, T.T. O adeus às metanarrativas educacionais. In: SILVA, TT. (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994.

SILVA, T.T. O currículo como fetiche. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

VEIGA-NETO, A. A didática e as experiências de sala de aula: uma visão pós-estruturalista. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v.21, n.2, p.161-175, 1996.

Downloads

Publicado

2009-06-30

Como Citar

Henning, P. C. (2009). O currículo nos atravessamentos pós-modernos. Revista De Educação PUC-Campinas, (26). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/127

Edição

Seção

Artigos