A concepção educacional de Célestin Freinet – trabalhando com história das idéias pedagógicas
Palavras-chave:
Célestin Freinet, Escola Nova, História das idéias pedagógicasResumo
Este artigo, a partir dos estudos realizados por Dermeval Saviani e por André Petitat, tem por objetivo apresentar uma análise da concepção educacional presente na obra de Célestin Freinet. O presente trabalho pretende assumir uma dimensão “arqueológica”, mostrando como Freinet dialogou com o seu tempo e confrontou-se com a problemática tanto social como educacional de sua época.
Downloads
Referências
ELIAS, Marisa. Del Cioppo. Célestin Freinet: uma pedagogia de atividade e cooperação. 2º.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1997.
FREINET, Célestin. La vie à l’école russe. Paris. L’école Émancipée, avr.1930.
FREINET, Célestin. Para uma Escola do Povo. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
FREINET, Célestin. Pedagogia do Bom Senso. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
FREINET, Élise. Nascimento de uma Pedagogia Popular. Tradução: Rosália Cruz: Lisboa: Editorial Estampa, 1978.
FREINET, Élise. O itinerário de Célestin Freinet: a livre expressão na Pedagogia de Freinet. São Paulo: Francisco Alves, 1979.
LUZURIAGA, L. – La Educacion Nueva. 6. ed. Buenos Aires: Losada, 1961.
OLIVEIRA, Anne Marie Milon. Célestin Freinet: raízes sociais e políticas de uma proposta pedagógicas. Rio de Janeiro: Papeis e Cópias de Botafogo, 1995.
PETITAT, André. Produção da escola/ produção da sociedade:uma analise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no ocidente. Tradução Eunice Gruman. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. 30º. ed. Campinas: Autores Associados, 1995.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 1997.
SAVIANI, D. O debate teórico e metodológico no campo da História e sua importância para a pesquisa educacional. In: SAVIANI, D; LOMBARD, J. C. & SANFELICE, J. L. História e História da Educação. Campinas: Autores Associados/ HISTEDBR, 1998.
SAVIANI, D. História das idéias pedagógicas: reconstruindo o conceito. In: FARIA FILHO, L. M. (ORG). Pesquisas em História da Educação: perspectivas de análise, objeto e fonte. Belo Horizonte: HG edições, p. 9-24, 1999.