Universidade e pesquisa

caminhos conexos

Autores

  • Lidia Maria Rodrigo Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n2a1003

Resumo

Entre as múltiplas funções educativas da universidade, ensino e pesquisa costumam merecer especial destaque. O ensino refere-se à disseminação dos produtos do conhecimento consolidado; a pesquisa consiste, em termos gerais, na busca e produção de novos conhecimentos. Esta última, em lugar de enfatizar o produto do conhecimento, como faz o ensino, enfatiza, sobretudo, os processos de sua produção. Compete à universidade propiciar ao estudante o acesso a essas duas formas de relação com o saber.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidia Maria Rodrigo, Universidade Estadual de Campinas

Professora Doutora, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Av. Bertrand Russell, 801, Cidade Universitária, 13083-865, Campinas, SP, Brasil. E-mail: <lidia@lexxa.com.br>.

Referências

Gamboa, S.S. As condições da produção científica em educação: do modelo de áreas de concentração aos desafios das linhas de pesquisa. Educação Temática Digital, v.4, n.2, p.78-93, 2003.

Gomes, E. País tem história universitária tardia. Jornal da Unicamp, n.191, ano 17, 2002.

Mondolfo, R. Problemas e métodos de investigação na história da filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1969.

Platão. O banquete. In: Platão. Diálogos. São Paulo: Abril Cultural, 1972. p.7-60.

Severino, A.J. Metodologia do trabalho científico. 23.ed. São Paulo: Cortez, 2007.

Downloads

Publicado

2012-11-01

Como Citar

Rodrigo, L. M. (2012). Universidade e pesquisa: caminhos conexos. Revista De Educação PUC-Campinas, 17(2), 263–268. https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n2a1003

Edição

Seção

Artigos