Percepção de estudantes de enfermagem sobre o uso do portfólio reflexivo

Autores

  • Gabriela Maschio Semim Pronto-Socorro Central do Complexo Hospitalar de São Bernardo do Campo
  • Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza Universidade de São Paulo
  • Adriana Kátia Corrêa Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v0n29a52

Palavras-chave:

Ensino , Avaliação , Portfólio reflexivo

Resumo

No ensino de graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, é utilizado o Portfólio Reflexivo como instrumento de avaliação. O objetivo deste trabalho foi compreender a percepção do estudante sobre o uso do portfólio reflexivo para a avaliação do aprendizado. Trata-se de pesquisa qualitativa que utilizou a técnica de grupo focal com sete estudantes do terceiro ano de bacharelado. Pela análise temática foram construídos temas: construção do portfólio pelo aluno; acompanhamento da construção do portfólio pelo professor e processo de avaliação - o valor (nota) atribuído ao portfólio. Apesar das dificuldades contextuais e pedagógicas, o portfólio reflexivo se mostra como instrumento facilitador do processo ensino--aprendizagem, sendo importante que isso sensibilize os docentes para a troca de experiências/conhecimentos e construção de modos de fazer que potencialize a avaliação formativa.

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Biografia do Autor

Gabriela Maschio Semim, Pronto-Socorro Central do Complexo Hospitalar de São Bernardo do Campo

Enfermeira, Pronto-Socorro Central do Complexo Hospitalar de São Bernardo do Campo. R. Joaquim Nabuco, 380, Centro, 09720-395, São Bernardo do Campo, SP, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: G.M.SEMIM. E-mail: <gabi.semim@hotmail.com>.

Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza, Universidade de São Paulo

Professora, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem
Psiquiátrica. Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Adriana Kátia Corrêa, Universidade de São Paulo

Professora, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem
Psiquiátrica. Ribeirão Preto, SP, Brasil.

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Publicado

2010-12-31

Como Citar

Semim, G. M., Mello e Souza, M. C. B. de, & Corrêa, A. K. (2010). Percepção de estudantes de enfermagem sobre o uso do portfólio reflexivo. Revista De Educação PUC-Campinas, (29), 177–187. https://doi.org/10.24220/2318-0870v0n29a52

Edição

Seção

Artigos