Arte e formação continuada de professores: cenas de uma proposta

Autores

  • Camila Turati Pessoa Universidade Federal de Uberlândia
  • Silvia Maria Cintra da Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n3a2872

Palavras-chave:

Arte, Formação continuada de professores, Psicologia educacional, Psicologia escolar

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa na qual se propôs um curso de extensão a professores da rede municipal de uma cidade do interior de Minas Gerais. Foram utilizados os conhecimentos tanto da Psicologia Escolar e Educacional como da Arte para pensar uma forma de desenvolvimento pessoal e profissional docente com interlocuções possíveis entre teoria e prática. Para isso, os encontros do curso foram pensados de modo a abordar primeiramente um momento teórico com posterior vivência prática dos conteúdos ministrados. Com a realização desta proposta, percebeu-se, a partir dos relatos dos professores, a riqueza de se vivenciarem propostas expressivas para, em um segundo momento, se apropriar desses recursos em suas práticas pedagógicas e reformular suas atuações. Proposições teórico-metodológicas desse caráter podem contribuir tanto para a formação continuada como para a prática do professor.

Palavras-chave: Arte. Formação continuada de professores. Psicologia educacional. Psicologia escolar.

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Biografia do Autor

Camila Turati Pessoa, Universidade Federal de Uberlândia

Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Av. Pará, 1720, Bloco 2C, Umuarama, 38400-
902, Uberlândia, MG, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: C.T. PESSOA. E-mail: <camilatpessoa@gmail.com>.

Silvia Maria Cintra da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Doutora da Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

2015-12-16

Como Citar

Pessoa, C. T., & Silva, S. M. C. da. (2015). Arte e formação continuada de professores: cenas de uma proposta. Revista De Educação PUC-Campinas, 20(3), 229–239. https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n3a2872

Edição

Seção

Seção Temática: Educação, Pesquisa e Transformações das Práticas Pedagógicas