Arte e formação continuada de professores: cenas de uma proposta
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n3a2872Palavras-chave:
Arte, Formação continuada de professores, Psicologia educacional, Psicologia escolarResumo
Este trabalho é resultado de uma pesquisa na qual se propôs um curso de extensão a professores da rede municipal de uma cidade do interior de Minas Gerais. Foram utilizados os conhecimentos tanto da Psicologia Escolar e Educacional como da Arte para pensar uma forma de desenvolvimento pessoal e profissional docente com interlocuções possíveis entre teoria e prática. Para isso, os encontros do curso foram pensados de modo a abordar primeiramente um momento teórico com posterior vivência prática dos conteúdos ministrados. Com a realização desta proposta, percebeu-se, a partir dos relatos dos professores, a riqueza de se vivenciarem propostas expressivas para, em um segundo momento, se apropriar desses recursos em suas práticas pedagógicas e reformular suas atuações. Proposições teórico-metodológicas desse caráter podem contribuir tanto para a formação continuada como para a prática do professor.
Palavras-chave: Arte. Formação continuada de professores. Psicologia educacional. Psicologia escolar.
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