Identidade da educação infantil e de seus professores

perspectivas de reconstrução

Autores

  • Jaqueline Cristina Massucato Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Heloisa Helena Oliveira de Azevedo Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n2a1004

Palavras-chave:

Concepção de educação infantil, Concepção de professor, Identidade, Políticas educacionais

Resumo

Este trabalho aborda a identidade da Educação Infantil e de seu professor, tendo como problemática conhecer quais são os desafios e as perspectivas para sua reconstrução. De cunho bibliográfico, analisa as concepções de escola e de professor que circulam na literatura da área, identificando o professor de Educação Infantil como responsável por oportunizar as condições objetivas nas quais o conhecimento se processa e as escolas de Educação Infantil enquanto instituições privilegiadas para disponibilizar as ferramentas para que a criança aprenda sobre o mundo e sobre os conhecimentos em torno deste. Esse estudo evidenciou a necessidade de se ampliar as discussões sobre o tema, a fim de se buscar caminhos para a reconstrução da identidade dos professores de Educação Infantil, que precisa ser pensada em termos de reconhecimento da profissão docente e do seu papel social, político e profissional, assim como colocar em relevo a importância das escolas de Educação Infantil.

 

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Biografia do Autor

Jaqueline Cristina Massucato, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Curso de Pedagogia, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Rod. Dom Pedro I, Km 136, Parque das Universidades, 13020-904, Campinas, SP, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: J.C. MASSUCATO. E-mail: <jaquemassucato@ig.com.br>.

Heloisa Helena Oliveira de Azevedo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora Doutora, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Programa de Pós-Graduação em Educação. Campinas, SP, Brasil.

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Publicado

2012-11-01

Como Citar

Massucato, J. C., & Azevedo, H. H. O. de. (2012). Identidade da educação infantil e de seus professores: perspectivas de reconstrução. Revista De Educação PUC-Campinas, 17(2), 151–161. https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n2a1004

Edição

Seção

Seção Temática: Educação Infantil: história, políticas e perspectivas