Bullying na adolescência: causas e comportamentos de alunos portugueses e brasileiros | Bullying in adolescence: Causes and behaviors of Portuguese and Brazilian students

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n1a4238

Palavras-chave:

Adolescente. Bullying. Ensino Fundamental. Violência.

Resumo

O artigo objetiva analisar razões promotoras do bullying, bem como a maneira como alunos portugueses e brasileiros se posicionam diante do problema e como eles avaliam os encaminhamentos tomados pela escola. A base empírica é uma investigação, de cunho exploratório e de natureza quantiqualitativa, tendo uma amostra aleatória de 235 alunos, matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental (7º, 8º e 9º anos), na faixa etária de 13 a 16 anos, procedentes de duas escolas públicas, uma do Brasil, da região oeste catarinense e outra de Portugal, da região Norte, do Minho. Como procedimento de coleta de dados utilizou-se um questionário. As respostas das questões fechadas foram tabuladas com a utilização de uma ferramenta online (Google Docs), enquanto as respostas à única questão aberta foram submetidas a análise do conteúdo. Quanto às razões que promovem o bullying, houve convergência entre as respostas das amostras, tendo prevalecido a menção a variáveis intrapessoais. Sobre o posicionamento em relação ao bullying, a resposta mais indicada pelos alunos brasileiros foi de que se afastam e não se envolvem com o que está acontecendo, enquanto a amostra portuguesa indicou pedir aos agressores que parem com esse tipo de comportamento. Tais atitudes revelam maior empatia e solidariedade por parte da amostra portuguesa, e, também, podem indicar que os alunos da amostra brasileira temem ser as próximas vítimas. O bullying é um problema sério que demanda encaminhamento daqueles que fazem parte do meio escolar e familiar dos educandos.

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Biografia do Autor

Maria Teresa Ceron Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Universidade do Oeste de Santa Catarina, Área das Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Campus de Joaçaba, Av. Getúlio Vargas, 2125, Flor da Serra, 89600-000, Joaçaba, SC, Brasil.

Beatriz Pereira, Universidade do Minho

Universidade do Minho, Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação. Campus Gualtar, Braga, Portugal.

Patrícia Mattana, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Universidade do Oeste de Santa Catarina, Área das Ciências da Saúde, Curso de Psicologia. Campus de Chapecó. Chapecó, SC, Brasil.

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Publicado

2019-02-11

Como Citar

Ceron Trevisol, M. T., Pereira, B., & Mattana, P. (2019). Bullying na adolescência: causas e comportamentos de alunos portugueses e brasileiros | Bullying in adolescence: Causes and behaviors of Portuguese and Brazilian students. Revista De Educação PUC-Campinas, 24(1), 55–72. https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n1a4238

Edição

Seção

Seção Temática: Escola: conflitos, sentimentos e alteridade