Bons professores na perspectiva de estudantes do Ensino Médio | Good teachers from the perspective of High School students

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n2a4065

Palavras-chave:

Bom professor. Docência. Estudante do Ensino Médio.

Resumo

Neste artigo aborda-se o que é um bom professor na perspectiva de estudantes do ensino médio da escola pública. A pesquisa teve como objetivo conhecer o que caracteriza um bom professor para os alunos. Realizou-se pesquisa qualitativa em educação, com revisão da literatura e estudos de clássicos da educação, pesquisa de campo, envolvendo aplicação de questionários a 392 estudantes e entrevista com cinco deles, escolhidos com base nas respostas aos questionários. Utilizou-se o método de análise de conteúdo de Laurence Bardin para classificar e organizar o conteúdo das respostas ao questionário e das entrevistas em três grandes categorias que se inter-relacionam: características pessoais do professor, didática e relacionamento interpessoal. A pesquisa foi realizada em 2015-2016, numa escola da rede estadual paulista, localizada na cidade de São Paulo, Brasil. Entre os resultados, destacou-se que os estudantes reconhecem que todos os professores são importantes, não só aqueles que consideram bons. Percebem que, de diferentes formas, cada professor cumpre papel importante em suas vidas. A visão que os alunos têm sobre o professor reafirma uma concepção humanista de Educação presente nos clássicos, com destaque para os seguintes valores: respeito à diversidade, afetividade, igualdade, compromisso, criatividade. Para eles, é importante que o professor se importe com seus alunos e provoque um estranhamento do mundo” que lhes possibilite questionar, duvidar, perguntar, reconhecer que não sabem e procurar novas respostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lucia Lanza, Governo do Estado de São Paulo

Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Educação, Diretoria de Ensino. R. João Slaviero, 56, Jardim da Glória, 06763-470, Taboão da Serra, SP, Brasil.

 

Marcia Aparecida Jacomini, Universidade Federal de São Paulo

Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Educação. Estrada do Caminho Velho, 333, Bairro dos Pimentas, 04011-032, Guarulhos, SP, Brasil.

Referências

Amigues, R. Trabalho do professor e trabalho de ensino. In: Machado, A.R. (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004. p.35-53.

Azanha, J.M.P. Educação: alguns escritos. São Paulo: Nacional, 1987.

Azanha, J. A formação do professor e outros escritos. São Paulo: Senac, 2006.

Barbier, J-M. Le vois nouvelles de la professionnalisation. In: Lenoir, Y.; Bouillier-Oudot, M.H. Savoirs professionels et curriculum de formation. Quebec: Les Presses de l’Université Laval, 2006. p.67-82.

Bardin, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

Biesta, G. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

Bruner, J.S. O processo da educação. São Paulo: Nacional, 1976. p.59.

Bühler, C. Bons professores que fazem a diferença na vida do aluno: saberes e práticas que caracterizam sua liderança. 2010. 169f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em: <http://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/1923/2806>. Acesso em: 2 jul. 2016.

Cândido, C.M. et al. A representação social do “bom professor” no ensino superior. Psicologia e Sociedade, v.2, n.26, p.356-365, 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/psoc/v26n2/a12v26n2.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2016.

Charlot, B. O professor na sociedade contemporânea: um trabalhador da contradição. Revista da Faeeba: Educação e Contemporaneidade, v.17, n.30, p.17-31, 2008.

Comenius. Didática magna. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

Contreras, J. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2012.

Cunha, M.I. A prática pedagógica do “bom professor”: influências na sua educação. 1988. 187f. Tese (Doutorado em Educação e Metodologia do Ensino) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1988.

Dewey, J. Vida e educação. São Paulo: Melhoramentos, 1965. p.112.

Dias, G.B.M. O “bom professor”: entre o possível e o necessário. 2015. 157f. Dissertação (Mestrado em Sociologia da Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

Félix, D.C. O bom professor na concepção do aluno: adolescente em busca de um referencial adulto. 2009. 95f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

Freinet, C. A educação do trabalho. São Paulo: Martins Fontes, 1998. p.101-183.

Freire, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014. p.24-138.

Giroux, H.A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.

Gutierra, B.C.C. Adolescência, psicanálise e educação: o mestre “possível” de adolescentes. São Paulo: Avercamp, 2003.

Horta, P.R.T. Os desafios de definir um bom professor e a herança das escolas alternativas paulistanas: perspectivas de coordenadoras pedagógicas e professoras do Ensino Fundamental I. 2014. 274f. Tese (Doutorado em Educação - Psicologia e Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01102014-140550/pt-br.php>. Acesso em: 12 jul. 2016.

Ishii, I. O que os estudantes pensam e esperam de seus professores? Uma análise qualitativa das concepções de aprendizagem e de ensino de estudantes do nível médio. 2010. 169f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18052010-11330.php>. Acesso em: 3 jul. 2016.

Kollas, F. et al. Saberes necessários ao bom professor: dizeres de licenciandos e estudantes da educação básica. Educação: Revista do Centro de Educação UFSM, v.38, n.3, p.645-658, 2013. Disponível em: <http://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/5700>. Acesso em: 16 jul. 2015.

Korczak, J. Como amar uma criança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. p.89-190.

Lanza, M.L. Sobre o bom professor: estudo de caso em uma escola da rede estadual paulista com alunos do Ensino Médio. 2016. 183f. Dissertação (Mestrado Educação) – Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2016.

Lessard, C. O trabalho docente, a análise da atividade e o papel dos sujeitos. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, n.9, p.119-127, 2009.

López-Vargas, B.I.; Basto Torrado, S.P. Desde las teorías implícitas a la docencia como práctica reflexiva. Educación y Educadores, v.13, n.2, p.275-297, 2010. Disponible en: <http://educacionyeducadores.unisabana.edu.co/index.php/eye/article/view/1699/2197>. Acceso en: 14 enero 2016.

Makarenko, A. Poema pedagógico. São Paulo: Editora 34, 2005.

Mellouki, M. Gauthier, C. O professor e seu mandato de mediador, herdeiro, intérprete e crítico. Educação e Sociedade, v.25, n.87, p.537-571, 2004.

Mondolfo, R. Problemas de cultura e de educação. São Paulo: Mestre Jou, 1967. p.104.

Montaigne, M. Da educação das crianças. São Paulo: Nova Cultura, 2000. p.151-166. (Os pensadores, v.1).

Nogueira, D.R.; Casa Nova, S.P.C.; Carvalho, R.C.O. O bom professor na perspectiva da geração Y: uma análise sob a percepção dos discentes de Ciências Contábeis. Enfoque: Reflexão Contábil, v.31, n.3, p.37-52, 2012. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=307125339004>. Acesso em: 16 fev. 2015.

Pachane, G.G. Quem é seu melhor professor universitário e por quê? Características do bom professor universitário sob o olhar de licenciandos. Educação: Revista do Centro de Educação, v.37, n.2, p.307-320, 2012. Disponível em: <http://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/viewFile/2926/3242>. Acesso em: 16 jul. 2015.

Paro, V.H. (Org.). Administração escolar à luz dos clássicos da pedagogia. São Paulo: Xamã, 2011.

Paro, V.H. Crítica da estrutura da escola. São Paulo: Cortez, 2016.

Petersen, Telma Valle. Percepções dos alunos do ensino médio sobre o professor real e ideal, em relação às suas características pessoais e profissionais e à interação com os alunos. 2008. 154f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, 2008. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-09092008-105724/pt-br.php>. Acesso em: 12 jul. 2016.

Pistrak, M.M. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2003. p.21-157.

Rancière, J. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p.34-57.

Rangel, L.F. O equilíbrio dinâmico entre o racional e o emocional: movimentos de formação de um professor. 2005. 145f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. Disponível em: <http://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/3053>. Acesso em: 9 jul. 2016.

Rios, T.A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2001.

Rizzoti, M.Â. Um bom professor de Matemática deveria: representações de alunos sobre a mediação do professor. In: Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias: Enseñanza de las Ciencias, 7., 2005, Barcelona. Anais […]. Barcelona: Universitat Autónoma de Barcelona, 2005. Número extra, p.1-4.

Rousseau, J-J. Emílio ou da Educação. São Paulo: Difel, 1979. p.15.

Ventura, M.C.A.A. et al. O “bom professor”: opinião dos estudantes. Revista de Enfermagem Referência ESEnfC, série 3, n.5, p.95-102, 2011.

Downloads

Publicado

2019-06-26

Como Citar

Lanza, M. L., & Jacomini, M. A. (2019). Bons professores na perspectiva de estudantes do Ensino Médio | Good teachers from the perspective of High School students. Revista De Educação PUC-Campinas, 24(2), 194–212. https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n2a4065