Políticas de responsabilização: equívocos semânticos ou ambiguidades político-ideológicas? / Responsibilisation policies: Semantic misconceptions or political-ideological ambiguities?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n1a4052

Palavras-chave:

Accountability. Bônus e incentivos salariais. Políticas de responsabilização. Sanções materiais e simbólicas.

Resumo

A partir de uma breve revisão da literatura, o autor considera que existem alguns equívocos e ambiguidades em muitas das análises disponíveis sobre as chamadas políticas de responsabilização. Esses equívocos e ambiguidades resultam, em grande medida, da tradução redutora e simplista da palavra accountability e, simultaneamente, da não problematização ou da naturalização da palavra responsabilização. Como antídoto metodológico, este estudo propõe uma maior clarificação dos termos usados nos trabalhos de pesquisa, de modo a densificar as análises críticas relativas às políticas educacionais, principalmente as que dizem respeito à avaliação. O pressuposto é o de que o rigor teórico-conceptual é (também) uma forma de resistência às incursões de simplificação neoliberal.

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Biografia do Autor

Almerindo Janela Afonso, Universidade do Minho

Universidade do Minho, Instituto de Educação, Centro de Investigação em Educação, Departamento de Ciências Sociais da Educação. Campus de Gualtar, 4710-057, Braga, Portugal.

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Publicado

2018-03-12

Como Citar

Afonso, A. J. (2018). Políticas de responsabilização: equívocos semânticos ou ambiguidades político-ideológicas? / Responsibilisation policies: Semantic misconceptions or political-ideological ambiguities?. Revista De Educação PUC-Campinas, 23(1), 8–18. https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n1a4052

Edição

Seção

Seção Temática: Avaliação educacional: fundamentos e políticas da educação básica e superior