Sujeito aprendente e transformações do mundo do trabalho / The learning subject and transformations of the work environment

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n3a3935

Palavras-chave:

Análise qualitativa. Educação e trabalho. Formação profissional. Organização do trabalho.

Resumo

No presente texto, o objetivo é apresentar os elementos com que esboçamos a noção de sujeito aprendente, articulando duas perspectivas complementares. Do ponto de vista conceitual, caracterizamos essa noção articulando aspectos teóricos de diferentes autores de referência. Do ponto de vista empírico, abordamos a empresa como lócus de aprendizagem, em que o sujeito aprendente aprende na e com a organização, considerando o contexto das transformações do mundo do trabalho para além dos dois modelos clássicos de gestão da produção e do trabalho: taylorismo/fordismo e toyotismo. No plano metodológico, associamos de forma exploratória e qualitativa pesquisa bibliográfica, documental e trabalho de campo efetuado em uma empresa de grande porte, do ramo alimentício, da região do meio-oeste de Santa Catarina. Os resultados mostram que o sujeito aprendente corresponde a uma posição material e subjetiva que opera o trabalho vivo, o qual se constitui em uma prática educativa. O trabalho vivo refere-se à ação do sujeito que, ao transformar o mundo, transforma a si mesmo em uma perspectiva da educação ao longo da vida. Ele contém um campo paradoxal de possibilidades, seja como alienação e adoecimento, seja como autorrealização e emancipação. O trabalho de campo evidenciou três questões emergentes sobre a constituição do sujeito aprendente no contexto organizacional: exigências produzidas pelas novas tecnologias, formação profissional e avaliação do trabalhador no processo de trabalho.

Palavras-chave: Análise qualitativa. Educação e trabalho. Formação profissional. Organização do trabalho.

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Biografia do Autor

Andréia Aparecida Simão, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Universidade do Oeste de Santa Catarina, Centro de Ciências das Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Educação. R. Getúlio Vargas, 2125, Flor da Serra, 89600-000, Joaçaba, SC, Brasil.

Luiza Helena Dalpiaz, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Universidade do Oeste de Santa Catarina, Centro de Ciências das Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Educação. R. Getúlio Vargas, 2125, Flor da Serra, 89600-000, Joaçaba, SC, Brasil.

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Publicado

2017-10-20

Como Citar

Simão, A. A., & Dalpiaz, L. H. (2017). Sujeito aprendente e transformações do mundo do trabalho / The learning subject and transformations of the work environment. Revista De Educação PUC-Campinas, 22(3), 515–529. https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n3a3935