A formação inicial de professores de sala de recursos multifuncionais a partir do olhar dos professores atuantes / The initial preparation of multifunctional resource room teachers in the perspective of working teachers
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n1a3770Palavras-chave:
Educação especial. Educação inclusiva. Formação inicial de professores.Resumo
A questão sobre a formação do professor de Educação Especial é controversa; alguns defendem que seja na formação inicial enquanto outros apontam a formação continuada. O presente estudo teve como objetivo investigar o que os professores que atuam no atendimento educacional especializado pensam sobre como deve ser a formação inicial em Educação Especial. O estudo, de natureza qualitativa, baseado na metodologia de pesquisa colaborativa, teve a realização de grupos focais com professores de 14 cidades do Brasil. Os dados se referem a 134 excertos, analisados e codificados no software ATLAS.ti, selecionados por se referirem especificamente à formação inicial ideal para atuar em Educação Especial. Os resultados mostram que os professores tendem a valorizar a própria formação, em sua maioria a Pedagogia. Ao mesmo tempo que defendem suas graduações como o melhor lócus de formação, também demandam muitas mudanças, como a inserção de conteúdos teórico-práticos específicos da Educação Especial, a ponto de se questionar se seria viável, e se a solução da formação seria a base generalista. Muitas dessas mudanças são decorrentes da complexidade do papel do professor de Educação Especial conforme a atual política de inclusão escolar, mas pouco se questiona se as atribuições que lhe são impostas são viáveis, se existe algum tipo de formação que leve a esse superprofissional, ou mesmo se é essa a política de atendimento que garante o direito à educação de alunos público-alvo da Educação Especial.
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