Formação de Professores para uma Sociedade Humanizada / Teacher training for a humane society
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n2a3679Palavras-chave:
Formação de professores, Humanização, Organização educativaResumo
Pensar a formação de professores na atualidade obriga o educador a refletir sobre a sociedade em que vive, sobre sua visão acerca da escola, sobre os alunos/crianças e jovens, sobre os professores, sobre o presente e o futuro. Em termos de problematização, questiona-se: o que se entende por educação e por formação? Será que se subscreve a perspetiva durkheimiana de que a educação é uma ação vertical de uma geração sobre a outra, com o propósito da transmissão de um patrimônio anteriormente construído? Posiciona-se o educador, ao invés, numa perspectiva de entender a educação como promoção do desenvolvimento global, no sentido definido pela paideia? Que sentidos de educação subjazem na formação de professores? Em que sociedade eles vivem? Esta é a sociedade que desejam? Como se coloca o educador frente a ela, como membro passivo ou, ao contrário, como interventor que assume a sua cidadania? Que visão ele possui daqueles com quem, ou sobre quem, desenvolve a sua profissionalidade: alunos receptores dos conhecimentos que transmite ou pessoas com quem colabora na construção de um conhecimento sócio-histórico? Como eles se entendem como professores: técnicos ou profissionais? E quais as suas perspectivas de formação: reprodutora do instituído ou processo contínuo de profissionalização emancipatória? As questões acima colocadas são o mote para o desenvolvimento do presente artigo, no qual, a partir de uma abordagem global da sociedade atual, das conceções ideológico-educacionais e das condições de ação docente, procura-se situar e problematizar a formação de professores, tendo em vista a promoção de uma sociedade mais humanizada.
Palavras-chave: Formação de professores. Humanização. Organização educativa.
Downloads
Referências
Nóvoa, A. Formação de professores e profissão docente. In: Nóvoa (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: IIE, 1992. p.15-33.
Nóvoa, A. Nada será como antes. Pátio, n.72, 2014. Disponível em: <https://www.grupoa.com.br/revistapatio/artigo/10938/nada-sera-como-antes.aspx>. Acesso em: 29 mar. 2016. Nóvoa, A. Professores: imagens do futuro. Lisboa: Educa, 2009.
Paniago, R. Professores do campo e a pesquisa no cotidiano escolar em Mato Grosso. 2008. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2008.
Perrenoud, P. Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto: Porto Editora, 1995. (Coleção Ciências da Educação, 19).
Roldão, M.C. A formação como projecto: do plano mosaico ao currículo como projecto de formação. In: Campos, B. (Org). Formação profissional de professores no ensino superior. Porto: Porto Editora, 2001. p.6-20.
Rosseau, J.J. Émile. [S.l.]: Academico Dionatã Bernal do Prado, 1762.
Santos, B.S. (Org.) Globalização, fatalidade ou utopia? Porto: Edições Afrontamento, 2001. p.33-106.
Sarmento, T. Contextos de vida e aprendizagem da profissão. In: Formosinho, J. (Org.). Sistemas de formação de professores: saberes docentes, aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora, 2009. p.303-327.
Sarmento, T. Families and education in Portugal: Summary charaterization. Advances in Social sciences Research Journal, v.3, n.3, p.97-100, 2016
Sarmento, T.; Marques, J. A participação das crianças nas práticas de relação das famílias com as escolas. Interacções, n.2, p.59-86, 2006.
Serres, M. Petite poucette. Paris: Le Pommier, 2012. Severino, A. A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação. Educação e Pesquisa. v.32 n.3, p.619-634, 2006.
Shulman, L. Ways of seeing, ways of knowing: Ways of teaching, ways of learning about teaching. Journal of Curriculum Studies, v.23, n.5, p.393-395, 1991.
Sirota, R. Lemétier d’élève. Revue Française de Pédagogie, n.104, p.85-108, 1993.
Tardif, M. Saberes docentes e formação profissional. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
Torres, L. (Re)Pensar a cultura e a formação em contexto de trabalho: tendências, perspectivas epossibilidades de articulação. Sociologias, ano 10, n.19, p.180-211, 2008.
Valente, J.A. Mudanças na sociedade, mudanças na Educação: o fazer e o compreender. In: O computador na sociedade do conhecimento. Brasília: Ministério da Educação, 1999. p.31-44. (Coleção Informática para a
Mudança na Educação).
Vygotsky, L.S. Pensamento e linguagem. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Womack, J.; Jones, D.; Roos, D. The machine that changed the world. New York: Free Press 1990.