Professores iniciantes dos cursos de licenciatura: corrosão ou constituição de novas profissionalidades? / Beginning teachers of degree courses: Corrosion or constitution to new professionalities

Autores

  • Laurizete Ferragut Passos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Lisandra Marisa Princepe Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Nayana Cristina Gomes Teles Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Rodnei Pereira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n2a3657

Palavras-chave:

Condições do trabalho docente, Curso de licenciatura, Formador de docentes, Profissionalização docente

Resumo

investigação aqui relatada está centrada na perspectiva de que a presença de um corpo docente renovado vem atuando nos cursos de formação de professores e exigindo um olhar mais apurado
para as condições de ingresso e de trabalho, bem como para as práticas e para o apoio institucional como fatores fundantes da profissionalidade de professores iniciantes. O foco do estudo está direcionado para a relação entre as condições de trabalho e a constituição da profissionalidade desses formadores de professores que iniciam sua carreira no ensino superior. Pretende-se, assim, identificar os possíveis fatores de corrosão e/ou de constituição de novas profissionalidades de professores formadores que atuam em diferentes cursos de licenciatura de instituições públicas e privadas. Os dados foram coletados junto a seis professores dessas instituições por meio de entrevistas. Foram identificados fatores de corrosão da profissionalidade, como a intensificação, precarização e individualização do trabalho, ao lado de fatores constitutivos da profissionalidade, assentados no compromisso ético, social e cultural e, especificamente, na busca pela aprendizagem da docência a partir dos conflitos e contradições da sala de aula.

Palavras-chave: Condições do trabalho docente. Curso de licenciatura. Formador de docentes. Profissionalização docente.

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Biografia do Autor

Laurizete Ferragut Passos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação - Psicologia da Educação e Programa de Mestrado Profissional em Educação - Formação de Formadores.

Lisandra Marisa Princepe, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda do Programa de Pós graduação em Educação Psicologia da Educação

Nayana Cristina Gomes Teles, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda do Programa de Pós graduação em Educação Psicologia da Educação e Professora da Universidade Federal do Amazonas

Rodnei Pereira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação e Formação de Formadores. R. Ministro de Godóy, 969, 4° andar, sala 4E07, Perdizes, 05015-901, São Paulo, SP, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: L.F.
PASSOS. E-mail: <laurizetefer@gmail.com>.

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Publicado

2017-06-08

Como Citar

Passos, L. F., Princepe, L. M., Teles, N. C. G., & Pereira, R. (2017). Professores iniciantes dos cursos de licenciatura: corrosão ou constituição de novas profissionalidades? / Beginning teachers of degree courses: Corrosion or constitution to new professionalities. Revista De Educação PUC-Campinas, 22(2), 221–237. https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n2a3657

Edição

Seção

Seção Temática: Formação de Professores: desafios e perspectivas