Conclusão da escolaridade de alunos com deficiência intelectual matriculados na educação de jovens e adultos / Education completion of students with intellectual disabilities attending youth and adult education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n2a3610

Palavras-chave:

Educação especial, EJA, Inclusão

Resumo

O estudo objetivou identificar e analisar os motivos que levaram os alunos com deficiência intelectual a se matricular na Educação de Jovens e Adultos, e quais os fatores que os levaram a concluir ou desistir dos estudos nessa modalidade de ensino. Participaram do estudo sete jovens com deficiência intelectual, que no ano de 2012 estavam matriculados na Educação de Jovens e Adultos, em um município de pequeno porte do interior do estado de São Paulo. A coleta de dados aconteceu por meio de entrevista com roteiro semiestruturado, com questões direcionadas a investigar a inclusão do aluno com deficiência intelectual naquela modalidade de ensino, bem como suas expectativas com o processo de inclusão. Após a entrevista, organizaram-se os dados por categorias de interesse e realizou-se a análise qualitativa de conteúdo. Os resultados evidenciaram que apenas um aluno conseguiu concluir seus estudos na Educação de Jovens e Adultos, tendo sido vários os fatores que contribuíram para tanto: desde seu interesse e dedicação, até o incentivo por parte de todos os envolvidos. Dos demais participantes da pesquisa, apenas um aluno continua estudando, mas não conseguiu avançar nos estudos. Conclui-se que esta pesquisa é relevante para as discussões e reflexões acerca da inclusão de alunos com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos, pois, ao analisar os fatores que levaram esses alunos a concluir os estudos ou a abandoná-los, esta investigação acaba apontando os caminhos necessários para que, além do acesso, sejam garantidas a permanência e a conclusão dos estudos.

Palavras-chave: Educação especial. EJA. Inclusão.

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Biografia do Autor

Renata Andrea Fernandes Fantacini, Universidade Federal de São Carlos

Renata Andrea Fernandes Fantacini Doutoranda em Educação Especial Programa de Pós-Graduação em Educação Especial Universidade Federal de São Carlos

Juliane Aparecida de Paula Perez Campos, Universidade Federal de São Carlos

Professora Doutora em Educação Especial

Universidade Federal de São Carlos

 

( Atua como docente no curso de Licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial.)

 

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Publicado

2017-06-08

Como Citar

Fantacini, R. A. F., & Campos, J. A. de P. P. (2017). Conclusão da escolaridade de alunos com deficiência intelectual matriculados na educação de jovens e adultos / Education completion of students with intellectual disabilities attending youth and adult education. Revista De Educação PUC-Campinas, 22(2), 317–330. https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n2a3610