Abordagens teórico-metodológicas em educação não formal e animação sociocultural / Theoretical-methodological approaches in non-formal education and socio-cultural activities

Autores

  • Renata Sieiro Fernandes Centro Universitário Salesiano de São Paulo
  • Lívia Morais Garcia Lima Centro Universitário Salesiano de São Paulo http://orcid.org/0000-0001-9962-7820
  • Antonio Carlos Miranda Centro Universitário Salesiano de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n3a3605

Palavras-chave:

Animação sociocultural. Educação não formal. Formação de educadores.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica e documental, sobre as abordagens teórico-metodológicas desenvolvidas nas pesquisas em educação não formal e animação sociocultural em âmbito brasileiro e internacional, a partir do levantamento de dados em publicações nas áreas de Educação, disponibilizadas no site do Scielo até 2014, pois se nota uma lacuna com relação a esse conhecimento sistematizado. Para tanto, o procedimento de investigação visou levantar e identificar as produções acadêmicas e de pesquisa no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Educação e áreas afins, brasileiros e internacionais, para sintetizar e refletir sobre suas principais características, de forma a constituir um mapeamento inicial, provisório e parcial desse campo. Teoricamente, percebe-se que o referencial teórico que embasa tanto a educação não formal como a animação sociocultural advêm dos Estados Unidos e da Europa, especialmente Espanha e Portugal, carecendo de um embasamento nacional, embora essa tarefa já esteja em andamento. A formação dos educadores tem se dado em serviço, embora haja tentativas e esforços para que se criem e consolidem cursos de formação em nível técnico e, eventualmente, em nível universitário, como acontece fora do Brasil. As pesquisas mostram o quanto tem sido feito, ao mesmo tempo que apontam a necessidade de maior e constante direcionamento para o campo educativo e as problemáticas além do escolar, pois que o campo da Educação tem privilegiado o campo da educação formal em detrimento de experiências formativas e de socialização que acontecem fora dos espaços escolares, apesar da proliferação de ações socioculturais para diferentes tipos de públicos na contemporaneidade.

Palavras-chave: Animação sociocultural. Educação não formal. Formação de educadores.

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Biografia do Autor

Renata Sieiro Fernandes, Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Curso de Pedagogia, Programa de Pós-Graduação em Educação. Av. de Cillo, 3500, Pq. Novo Mundo, 13467-600, Americana, SP, Brasil.

Lívia Morais Garcia Lima, Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Curso de Pedagogia, Programa de Pós-Graduação em Educação. Av. de Cillo, 3500, Pq. Novo Mundo, 13467-600, Americana, SP, Brasil.

Antonio Carlos Miranda, Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Curso de Pedagogia, Programa de Pós-Graduação em Educação. Av. de Cillo, 3500, Pq. Novo Mundo, 13467-600, Americana, SP, Brasil.

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Publicado

2017-10-20

Como Citar

Fernandes, R. S., Lima, L. M. G., & Miranda, A. C. (2017). Abordagens teórico-metodológicas em educação não formal e animação sociocultural / Theoretical-methodological approaches in non-formal education and socio-cultural activities. Revista De Educação PUC-Campinas, 22(3), 497–513. https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n3a3605