Educação parental na transição e adaptação das crianças portuguesas da pré-escola ao 1º Ciclo do Ensino Básico / Parental education and transition & adaptation of children from preschool to elementar school in Portugal

Autores

  • Ernesto Candeias Martins Instituto Politécnico de Castelo Branco (Portugal)
  • Susana Isabel Bartolo Martins Instituto Politécnico de Castelo Branco (Portugal)

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n1a3300

Palavras-chave:

Adaptação escolar, Competência parental, Educação parental, Ensino fundamental, Interação comunicativa

Resumo

A educação parental é um recurso psicoeducativo, relacional e comunicacional na adaptação escolar. A entrada das crianças no ensino básico, provenientes da pré-escola (transição), é um momento de mudanças para elas e para os pais. A literatura, em geral, refere como fatores essenciais para o sucesso dessa adaptação escolar: o contexto; a família; a escola; a etnia, a cultura e linguagem; as características pessoais da criança. O estudo realizou-se em 2014, numa turma (N= 24 alunos) de uma escola urbana portuguesa (Escola Básica Cidade de Castelo Branco), de forma integrada com o Projeto de Inteligência Emocional em contexto escolar. A pesquisa apresenta uma metodologia mista (quantitativa e qualitativa), com o objetivo de interpretar a relação dos comportamentos interativos e comunicativos dos pais e a adaptação dos filhos ao 1º ano da escolaridade obrigatória. As técnicas de recolha de dados foram: observação participante, escala de percepção sobre competências parentais, entrevista semiestruturada com os pais (N=18) e notas de campo. Realizou-se uma triangulação de dados, de base categorial e estatística, que confirmou a boa comunicação entre pais e filhos, na medida em que aqueles recorrem frequentemente ao diálogo com a escola para abordar situações de aprendizagem e comportamento. Os pais revelaram estar ‘presentes’ e preocupados com a prática de atividades dos filhos e com a adaptação ou integração escolar, insistindo no cumprimento das regras de convivência, disciplina, postura em sala de aula, concentração e atenção.

Palavras-chave: Adaptação escolar. Competência parental. Educação parental. Ensino fundamental. Interação comunicativa.

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Biografia do Autor

Ernesto Candeias Martins, Instituto Politécnico de Castelo Branco (Portugal)

Doutor em Ciências da Educação (Área da H.ª da Educação Social - Teoria e H.ª da Educação), professor do ensino superior politécnico desde 1987 no IPCB (Portugal), pertencendo ao Deptº/UCT - Ciências Sociais e Humanas, coordenador do Curso de Educação Básica e membro das comissões de mestrado na ESECB. Membro fundador da SPCE e de várias associações ou sociedades de ciências da educação nacionais e internacionais. Área de investigação a Teoria e H.ª da Educação e formação de professores.

Susana Isabel Bartolo Martins, Instituto Politécnico de Castelo Branco (Portugal)

Licenciada em Serviço Social e Mestre em Intervenção Social Escolar pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco, doutoranda na Universidade Lusófona de Lisboa, membro da Associação HISCULTEDUCA e Presidente da Associação de Pais e Encarregada de Educação do AENACB. tem publicada vários artigos na área da orientação escolar e formação profissional.

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Publicado

2017-03-15

Como Citar

Martins, E. C., & Martins, S. I. B. (2017). Educação parental na transição e adaptação das crianças portuguesas da pré-escola ao 1º Ciclo do Ensino Básico / Parental education and transition & adaptation of children from preschool to elementar school in Portugal. Revista De Educação PUC-Campinas, 22(1), 19–35. https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n1a3300