O trabalho com o texto na universidade: uma análise discursiva / Using texts in college: A discursive analysis

Autores

  • Milena Moretto Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n1a2962

Palavras-chave:

Capacidades de linguagem, Letramento, Resenha acadêmica, Sequência didática

Resumo

A experiência no magistério superior aponta que grande parte dos estudantes tem dificuldades de se apropriar da linguagem acadêmica para desenvolver seus textos. Diante desse cenário, o presente artigo tem como objetivo analisar as capacidades de linguagem desenvolvidas por estudantes a partir da aplicação de uma sequência didática do gênero Resenha Acadêmica. Para isso, pauta-se nos pressupostos de autores da Escola de Genebra no que se refere ao desenvolvimento de sequências didáticas e às capacidades de linguagem, e em outros pesquisadores que discutem o letramento. Para alcançar o objetivo deste trabalho, foi elaborada uma sequência didática do gênero Resenha Acadêmica, e aplicada a 21 alunos do 1º semestre do curso de Administração de uma faculdade particular da região de Campinas. A sequência previa uma produção inicial, realizada antes da aplicação das atividades, e uma produção final, realizada a seguir. Utilizaram-se como instrumentos as produções realizadas pelos alunos e um diário de campo da pesquisadora que conduziu o trabalho. A partir de uma abordagem qualitativa, foram comparadas as duas produções realizadas pelos estudantes, sendo observado um desenvolvimento das capacidades de ação, das capacidades discursivas e das capacidades linguístico-discursivas.

Palavras-chave: Capacidades de linguagem. Letramento. Resenha acadêmica. Sequência didática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena Moretto, Universidade São Francisco

Professora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação

Referências

Abreu-Tardelli, L.S. Elaboração de sequências didáticas: ensino aprendizagem de gêneros em língua inglesa. In: Damianovic, M.C. Material didático: elaboração e avaliação. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2007.

Bakhtin, M. Estética da criação verbal. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

Bronckart, J.P. Atividades de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. 2. ed. São Paulo: Educ, 2007.

Dolz, J.; Schneuwly, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

Dolz, J.; Schneuwly, B.; Noverraz, M. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: Schneuwly, B.; Dolz, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

Geraldi, J.W. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

Godri, D. Motivando com criatividade. 2012. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=L1TtGrCS1Ws>.

Acesso em: 19 dez. 2016.

Hunter, J.C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.

Kleiman, A.; Vianna, C.; De Grande, P. A iniciação científica como prática social: desvendando os “mistérios” do letramento acadêmico na licenciatura. Campinas: Unicamp, 2013. Disponível em: <http://www.letramento.iel.unicamp.br>. Acesso em: 10 maio 2014.

Machado, A.R.; Lousada, E.; Abreu-Tardelli, L.S. Resenha. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

Medeiros, G.A. Trabalhos acadêmicos: recomendações práticas, uma referência para pesquisadores e graduandos. 2004. Disponível em: <http://ferramentas.unipinhal. edu.br/engenhariaambiental/include/getdoc.php?id=

&article=22&mode=pdf>. Acesso em: 19 dez. 2016.

Soares, M. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

Street, B.V. Os novos estudos sobre o letramento: histórico e perspectivas. In: Marinho, M.; Carvalho, G.T. (Org.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

Terzi, S.B. A construção do currículo nos cursos de letramento de jovens e adultos não escolarizados. 2006. Disponível em:<http://www.cereja.org.br/arquivos/uploads/

sylviaterzi.pdf>. Acesso em: 8 maio 2014.

Downloads

Publicado

2017-03-15

Como Citar

Moretto, M. (2017). O trabalho com o texto na universidade: uma análise discursiva / Using texts in college: A discursive analysis. Revista De Educação PUC-Campinas, 22(1), 65–76. https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n1a2962