Saberes da docência: definindo pistas para inovar as práticas pedagógicas

Autores

  • Maria de Fátima Barbosa Abdalla Universidade Católica de Santos

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n3a2909

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Representações sociais, Saberes da docência

Resumo

Este texto tem como objetivo refletir sobre os saberes da docência necessários para que sejam transformadas as práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano escolar. Trata-se de identificar as representações sociais de professores-estudantes da Pedagogia/Parfor (Decreto 6755/09) sobre os saberes docentes que consideram necessários no contexto de formação para a transformação de suas práticas. A pesquisa, de caráter longitudinal, fundamentada em Pierre Bourdieu e Serge Moscovici, parte do pressuposto, junto com Jean-Marie Barbier, Gaston Mialaret e Maurice Tardif, de que os saberes docentes não são teóricos, mas conhecimentos práticos, marcados/moldados por contextos formativos e que precisam ser (re)conhecidos pelos professores. Os resultados reforçam que há necessidade de se redefinirem os saberes da docência de modo a compreendê-los como saberes praxiológicos, porque se relacionam ao contexto e às condições de trabalho e possibilitam a inovação das práticas pedagógicas.

Palavras-chave: Práticas pedagógicas. Representações sociais. Saberes da docência.

 

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Biografia do Autor

Maria de Fátima Barbosa Abdalla, Universidade Católica de Santos

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos. Mestrado e Doutorado em Educação pela FEUSP. Pós-Doutorado em Psicologia da Educação pela PUC/SP. Pesquisadora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade em Educação/CIRS-Ed/Fundação Carlos Chagas e do Núcleo de Pesquisa da ANFOPE. Membro do GT de Didática da ANPEd e do Latin American Studies Association/LASA. Coordenadora do Grupo de Pesquisa/CNPq “Instituições de Ensino, Políticas e Práticas Pedagógicas” e do Projeto OBEDUC/CAPES.

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Publicado

2015-12-16

Como Citar

Abdalla, M. de F. B. (2015). Saberes da docência: definindo pistas para inovar as práticas pedagógicas. Revista De Educação PUC-Campinas, 20(3), 215–227. https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n3a2909

Edição

Seção

Seção Temática: Educação, Pesquisa e Transformações das Práticas Pedagógicas