A transição do ensino infantil para o ensino fundamental no olhar das crianças, pais e educadores
um recorte fenomenológico
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v16n2a29Palavras-chave:
Ensino infantil, Ensino médio, Fenomenologia.Resumo
O intuito do artigo é mostrar como algumas crianças, familiares e educadores em processo de mudança de contexto escolar são afetados pela implementação da lei que estabelece obrigatoriedade de nove anos para o Ensino Fundamental adiantando, com isso, a entrada das crianças nessa escola em um ano. Desenvolveu-se uma pesquisa, a pedido de duas instituições educacionais (uma creche e uma escola), para sistematizar a maneira como essas pessoas compreendem a mudança. A pesquisa circunscreve-se no olhar fenomenológico-existencial e apoia-se na noção de sentido desenvolvida por Heidegger em Ser e Tempo. O procedimento metodológico, em afinação com o pensamento fenomenológico, foi o da entrevista reflexiva. Aquilo que se revelou, da parte dos adultos participantes (pais e educadora), foi a preocupação com uma falta de espaço lúdico e de acolhimento para as crianças mais novas. Da parte das crianças, não houve referência à suposta hostilidade do novo ambiente, o que mostra sentidos diferentes e próprios para cada participante, ainda que falem de um mesmo processo.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei no 11.274, de 6 de fevereiro de 2006. Altera a redação dos artigos 29, 30 e 87 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade. Diário Oficial da União, 7 fev. 2006. p.1. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11274.htm>. Acesso em: 24 out. 2011.
CRITELLI, D. Analítica do sentido: uma aproximação e interpretação do real de orientação fenomenológica. São Paulo: EDUC, 1996.
HEIDEGGER, M. Ser e tempo. Petrópolis: Vozes, 1988. (Coleção Pensamento Humano).
HEIDEGGER, M. Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2001.
MARTINS, J.; BICUDO, M.A.V. A pesquisa qualitativa em psicologia. São Paulo: EDUC, 1989.
SZYMANSKI, H. (Org.). A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília: Plano Editora, 2002.