A escola e o desenvolvimento moral do aluno: concepções, práticas e desafios dos profissionais da educação

Autores

  • Ana Cristina Bortoli Hildebrando dos Santos Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Maria Teresa Ceron Trevisol Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n1a2895

Palavras-chave:

Desenvolvimento da consciência moral, Educação moral, Escola, Profissionais da educação

Resumo

O desenvolvimento moral do aluno é resultante de um processo. A escola e os profissionais que nela atuam possuem papel relevante nesse processo, pois se acredita que, por meio da convivência nos diferentes espaços e das experiências vividas na escola, o aluno constrói conceitos relativos à sua moral. Este artigo objetiva analisar as concepções de profissionais que atuam na rede municipal de ensino de municípios localizados na região do Planalto Sul catarinense sobre como educar moralmente, bem como sobre as práticas e os desafios em relação a esse processo. A base empírica deste artigo é uma investigação de cunho exploratório e de natureza qualitativa. Como procedimento de coleta de dados utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas. A partir dos dados coletados, observou-se que os profissionais pesquisados atribuem importância ao seu papel na construção moral dos alunos, preocupam-se com sua prática pedagógica e a organizam por meio de várias estratégias, considerando essa construção.

Palavras-chave: Desenvolvimento da consciência moral. Educação moral. Escola. Profissionais da educação.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Bortoli Hildebrando dos Santos, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc.

Maria Teresa Ceron Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Docente da graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) - Mestrado da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC. Doutora em Psicologia para Universidade de São Paulo - USP.

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Publicado

2016-05-04

Como Citar

Santos, A. C. B. H. dos, & Trevisol, M. T. C. (2016). A escola e o desenvolvimento moral do aluno: concepções, práticas e desafios dos profissionais da educação. Revista De Educação PUC-Campinas, 21(1), 19–29. https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n1a2895