Ensino fundamental de nove anos
tendências temáticas na produção científica brasileira (2006-2010)
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v16n2a28Palavras-chave:
Ensino fundamental de nove anos, Estado do conhecimento, Pesquisas acadêmicasResumo
Com o objetivo de identificar os resultados alcançados pelas pesquisas sobre Ensino Fundamental de nove anos, desenvolveu-se mapeamento bibliográfico, tendo como corpus as dissertações dos Programas Nacionais de Pós-Graduação em Educação, no período entre 2006 e 2010. Os resultados da análise de 27 investigações indicam que a maioria tem priorizado as concepções e ações dos professores e gestores, sendo poucas as que abordam a visão das crianças e suas famílias. Os estudos priorizam a reflexão sobre os processos de aquisição da leitura e escrita, infância e implantação da política. Da mesma forma, apontam como principais problemas do Ensino Fundamental de nove anos: o desconhecimento dos documentos oficiais que orientam o trabalho com as crianças de seis anos por parte das professoras; a ausência de reformulação das propostas pedagógicas das escolas; a necessidade de formação continuada para os docentes e a estruturação do trabalho pedagógico em função da centralidade na alfabetização.
Downloads
Referências
ABREU, M.M.O. Ensino fundamental de nove anos no município de Uberlândia: implicações no processo de alfabetização e letramento. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
AMARAL, A.C.T. O que é ser criança e viver a infância na escola: uma análise da transição da educação infantil para o ensino fundamental numa escola municipal de Curitiba. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.
ARAÚJO, R.C.B.F. Construindo sentidos para inclusão das crianças de seis anos de idade no ensino fundamental: um diálogo com professores. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2008.
BARBOSA, M.S.P. A implementação do 1º ano no ensino fundamental de nove anos: estudo de uma experiência. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2009.
BONFIM, P.V. A criança de seis anos no ensino fundamental: uni-duni-tê... corporeidade e ludicidade – mais que uma rima, um porquê. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São João Del Rei, São João Del Rei, 2010.
BORDIGNON, J.T. A prática dos professores em relação à leitura e à escrita com alunos que ingressam aos seis anos de idade no ensino fundamental. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2009.
BRASIL. Lei n. 11.274, de 6 de fevereiro de 2006. Altera a redação dos artigos 29, 30, 32 e 87 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula
obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade. Diário Oficial da União, 7 fev. 2006. p.1.
BUENO, M.L.M.C. Ensino fundamental de nove anos: implementação e organização escolar em Dourados/MS. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2010.
CAMPOS, M.O. O ensino fundamental de nove séries e as crianças de seis anos. Revista Nuances: Estudos sobre Educação, v.14, n.15, p.19-28, 2007.
CAPUCHINHO, A.O. Sentidos e significados produzidos pelo professor sobre o ensino fundamental de nove anos. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
CRUVINEL, C.L.C.G. Políticas para educação obrigatória: o ensino fundamental com 9 anos de duração. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.
DANTAS, A.G. Ensino fundamental de nove anos no Distrito Federal: reflexões sobre a inserção de crianças de seis anos no ensino público e a atuação docente Brasília. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
FONTES, V.L. A escola de 9 anos, características e impactos por meio de representações parentais: um estudo na Rede Municipal de Ensino de Araraquara. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
FURTADO, M.T.C. A infância no processo de reorganização curricular do ensino fundamental de nove anos na escola: um estudo de caso. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2009.
HELMER, E.A. A construção de instrumentos avaliativos para compreensão do processo de aquisição da língua materna em crianças do 1º Ano de ensino fundamental. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
LOPES, A.L.M. Aquisição da língua materna: estudo do processo da avaliação das crianças do primeiro ano do ensino fundamental em comunidades de aprendizagem. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
MAREGA, A.M.P. A criança de seis anos na escola: transição da
atividade lúdica para a atividade de estudo. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2010.
MATSUZAKI, J.W.V. Na primeira série aos seis anos: as experiências das crianças/alunas e da professora/pesquisadora no ambiente escolar. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica
de São Paulo, São Paulo, 2009.
OLIVEIRA, D.L. A implantação do ensino fundamental de nove manos no estado do Paraná. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2009.
PIMENTA, J.I.P.B. Necessidades formativas e estratégias de formação contínua de professores: observação e análise de um programa de formação de professores. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2007.
RANIRO, C. Um retrato do primeiro ano do ensino fundamental: o que revelam crianças, pais e professoras. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2009.
ROHDEN, M.M. A ampliação do ensino fundamental paranove anos: questões políticas e curriculares. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2006.
ROMANOWSKI, J.P.; ENS, R.T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, v.6, n.19, p.37-50, 2006.
SANTAIANA, R.S. + 1 ano é fundamental: práticas de governamento dos sujeitos infantis nos discursos do ensino fundamental de nove anos. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
SANTOS, L.D.N. A antecipação do ingresso da criança aos seis anos na escola obrigatória: um estudo no sistema municipal de ensino de Santa Maria/RS. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.
SCHMITZ, L.L. Entre a educação infantil e o ensino fundamental: uma análise das vivências espaço-temporais das infâncias. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2008.
SILVA, D.D. Construção de conteúdos para o primeiro ano do
ensino fundamental a partir da base de conhecimentos sobre a língua materna de professoras em exercícios e de propostas governamentais. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.
SOUZA, M.P.B. Formação continuada de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de nove anos: estudo da política de formação implementada pela secretaria de educação de Juiz de Fora (2006-2008). 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de
Petrópolis, Petrópolis, 2010.
VALIENGO, A. Educação infantil e ensino fundamental: bases orientadoras à aquisição da leitura e da escrita e o problema da antecipação da escolaridade. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2008.
ZINGARELLI, J.E.B. A ampliação do ensino fundamental de nove anos na escola pública e na escola privada: a experiência de Araraquara. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.