Narrativas de alfabetizadoras

a ampliação do ensino fundamental e os discursos docentes

Autores

  • Jamily Charão Vargas Faculdade União das Américas
  • Helenise Sangoi Antunes Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n1a254

Palavras-chave:

Alfabetização, Ensino fundamental, Ludicidade, Narrativas docentes

Resumo

Essa pesquisa mostra que a política de ampliação do Ensino Fundamental para nove anos trouxe muitas discussões, acarretando mudanças nas instituições e nas práticas docentes. Para tanto, foram estabelecidas orientações legais pelo Ministério da Educação e resoluções pelo Conselho Nacional da Educação que apontam transformações necessárias aos professores, gestores e a todos os envolvidos no Ensino Fundamental. Além de mostrar as questões legais e alguns estudos em torno da ampliação do Ensino Fundamental, da alfabetização e das práticas lúdicas na infância, adentra-se nas concepções e práticas dos professores, realizando um estudo de caso com três professoras do primeiro ano que atuam em escolas públicas. Foram utilizados como instrumento de investigação entrevistas orais e relatos escritos das colaboradoras, fazendo uma posterior análise destes, a fim de perceber como as professoras refletem a ampliação do Ensino Fundamental e quais práticas que prevalecem em suas aulas. Foi possível verificar que, mesmo diante dos desafios, as preocupações com a infância, o brincar e a alfabetização, são projetadas para as práticas com o primeiro ano.

 

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Biografia do Autor

Jamily Charão Vargas, Faculdade União das Américas

Professora, Faculdade União das Américas. Av. Tarquinio Joslin Santos, 1000, 85870-901, Foz do Iguaçu, PR, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: J.C. VARGAS. E-mail: <vargas_mily@yahoo.com.br>.

Helenise Sangoi Antunes, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Doutora, Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino. Santa Maria, RS, Brasil.

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Publicado

2012-06-22

Como Citar

Vargas, J. C., & Antunes, H. S. (2012). Narrativas de alfabetizadoras: a ampliação do ensino fundamental e os discursos docentes. Revista De Educação PUC-Campinas, 17(1), 87–99. https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n1a254

Edição

Seção

Seção Temática: O Ensino Fundamental de Nove Anos