Ensino fundamental de nove anos

articulações necessárias com a educação infantil

Autores

  • Elieuza Aparecida de Lima Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Amanda Valiengo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n1a248

Palavras-chave:

Brincadeira, Educação infantil, Ensino fundamental de nove anos, Formação inicial e continuada de professores, Teoria histórico-cultural

Resumo

Este artigo leva a refletir sobre as análises de contextos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental referentes ao lugar da brincadeira na rotina educacional com turmas de crianças de cinco a seis anos. Refletiu-se acerca de documentos oficiais sobre a ampliação do Ensino Fundamental e os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Foram Realizadas ações relativas à consulta bibliográfica; aplicação de questionário; ao registro fotográfico e escrito de observações de práticas lúdicas; aos encontros coletivos com professoras e à construção de uma brinquedoteca. Especificamente sobre o aspecto estudado, a brincadeira de faz de conta é a atividade principal da criança e pode ser considerada como mediadora dos aprendizados e possibilidades de humanização até aproximadamente seis anos. Com este entendimento, este assunto merece atenção do governo (expressa nas políticas públicas), dos professores e da equipe escolar, para oferecer melhores condições de êxito para a formação plena na infância.

 

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Biografia do Autor

Elieuza Aparecida de Lima, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Professora Doutora, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Didática. R. Hygino Muzzi Filho, 737, Cidade Universitária, 17525-900, Marília, SP, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: E.A. LIMA. E-mail: <aelislima@ig.com.br>.

Amanda Valiengo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutoranda, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, Programa de Pós-Graduação em Educação. Marília, SP, Brasil.

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Publicado

2012-06-22

Como Citar

Lima, E. A. de, & Valiengo, A. (2012). Ensino fundamental de nove anos: articulações necessárias com a educação infantil. Revista De Educação PUC-Campinas, 17(1), 33–41. https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n1a248

Edição

Seção

Seção Temática: O Ensino Fundamental de Nove Anos