Ensino fundamental de nove anos

os desdobramentos de uma política educacional

Autores

  • Doralice Aparecida Paranzini Gorni Universidade Estadual de Londrina
  • Sandra Maieski Universidade Estadual de Londrina
  • Vânia Regina Barbosa Flauzino Machado Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n1a246

Palavras-chave:

Educação pública, Ensino fundamental de nove anos, Políticas educacionais

Resumo

O texto apresenta uma reflexão sobre a ampliação do Ensino Fundamental, mediante a análise de como está ocorrendo sua materialização. Para tanto, parte do resgate do processo da expansão da escolaridade obrigatória no Brasil e da reflexão das razões para tantos embates na efetivação da Lei nº 11.274/2006, destacando alguns desafios advindos da ampliação do Ensino Fundamental, com vistas a analisar as implicações pedagógicas da atual legislação. O trabalho propõe reflexões que perpassam o campo da didática e da motivação para aprender. Como conclusão, destaca a necessidade de valorização da infância e os aspectos pedagógicos próprios dessa fase, cujo sucesso se dará mediante a garantia de políticas públicas comprometidas com a realidade social e a escolarização de qualidade para as crianças.

 

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Biografia do Autor

Doralice Aparecida Paranzini Gorni, Universidade Estadual de Londrina

Professora Doutora, Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-Graduação em Educação. Londrina, PR, Brasil.

Sandra Maieski, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda, Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-Graduação em Educação. Rod. Celso Garcia Cid, PR 445, Km 380, 86051-980, Londrina, PR, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: S. MAIESKI. E-mail: <irmsandra@yahoo.com.br>.

Vânia Regina Barbosa Flauzino Machado, Universidade Estadual de Londrina

Aluna especial, Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-Graduação em Educação. Londrina, PR, Brasil.

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Publicado

2012-06-22

Como Citar

Gorni, D. A. P., Maieski, S., & Machado, V. R. B. F. (2012). Ensino fundamental de nove anos: os desdobramentos de uma política educacional. Revista De Educação PUC-Campinas, 17(1), 9–22. https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n1a246

Edição

Seção

Seção Temática: O Ensino Fundamental de Nove Anos