Encontros e desencontros entre teoria e prática nos registros avaliativos de matemática de duas escolas estaduais de Mato Grosso
Palavras-chave:
Avaliação, Ensino fundamental, MatemáticaResumo
Este texto é parte de uma pesquisa que tem como foco a análise e compreensão de concepções de avaliação e de conhecimento matemático de professores do Ensino Fundamental, em que buscamos compreender as concepções expressas nos relatórios avaliativos e como se dá a elaboração dos mesmos. A pesquisa foi realizada em cinco escolas estaduais do município de Cáceres, Mato Grosso, envolvendo professores de Matemática do Ensino Fundamental. Utilizamos uma abordagem metodológica qualitativa, com análise interpretativa dos dados. Das escolas investigadas, encontramos duas que optaram por fazer o registro avaliativo em fichas. É este recorte da pesquisa que trazemos para discussão: a análise das fichas avaliativas e as justificativas dadas pelas professoras para sua adoção. Entre estas estão: a falta de preparo específico e de atualização para exercer a difícil tarefa de avaliar; salas de aulas com muitos alunos, entre outros aspectos.
Downloads
Referências
BECKER, F. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. Petrópolis: Vozes, 1993.
DARSIE, M.M.P. Perspectivas epistemológicas e suas implicações no processo de ensino e de aprendizagem. UNICiências, Cuiabá, v.3, p.8, 1999.
FERREIRA, L.M.S. Retratos da avaliação: conflitos, desvirtuamentos e caminhos para a superação. Porto Alegre: Mediação, 2002.
HOFFMANN, J.M.L. Avaliação: mito e desafio, uma perspectiva construtivista. 35. ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.
MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação. Escola ciclada de Mato Grosso: novos tempos e espaços para ensinar – aprender a sentir, ser e fazer. Cuiabá: SEDUC, 2000.
PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens, entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
SILVA, J.F.; HOFFMANN, J.; ESTEBAN, M.T. (Org.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo. Porto Alegre: Mediação, 2003.