A relação teoria e prática no campo do estágio

Autores

  • Maria de Fátima Barbosa Abdalla

Palavras-chave:

Internship, Theory and practice limits and possibilities, Relation between

Resumo

O presente estudo pretende analisar a relação teoria e prática no campo do estágio sob diferentes perspectivas. A primeira parte trata do embate teórico sobre o campo do estágio, destacando a inadequação de como ele é tratado na formação inicial e apontando para a necessidade de que se articule como prática de reflexão. A segunda discute a problemática política, apresentando as formas de regulações do estágio (as disposições legais que estruturam o seu campo) e as implicações desta política curricular na cultura do estágio interiorizada, para pensá-lo no âmbito epistemológico e metodológico. Considerando-se alguns limites e possibilidades para ressignificar a relação teoria e prática, compreende-se que ela só se concretiza se fizermos do estágio um projeto de formação de professores que possibilite ampliar a problematização do trabalho docente, das práticas profissionais e a transformação pessoal/profissional dos estagiários.

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Publicado

2009-06-30

Como Citar

Abdalla, M. de F. B. (2009). A relação teoria e prática no campo do estágio. Revista De Educação PUC-Campinas, (26). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/128

Edição

Seção

Artigos