GLOBALIZACIÓN Y ENSEÑANZA DE LENGUAS: HACIA UNA CLASE RIZOMÁTICA

Autores

  • Orlando Fernández Aquino
  • Kenia Maria de Almeida Pereira
  • Roberto Valdés Puentes

Palavras-chave:

Aula de Língua Estrangeira, Complexidade, Globalização

Resumo

O trabalho inicia-se com a contextualização das condições em que vive a sociedade pós-moderna.
Faze-se uma análise dos aspectos econômico–sociais e sócio–lingüísticos para inserir nesse contexto a problemática do ensino de línguas. Combinam-se diferentes enfoques de interpretação do fenômeno que Sygmunt Bauman chamou de modernidade líquida, partindo de autores como Edgar Morin e Nicolau Svcenko. Trabalham-se os conceitos de complexidade, multiculturalismo, pluriculturalismo, multilingüismo, plurilingüismo, rizoma, etc. A teoria do rizoma de Deleuze & Guattari serve de marco para elaboração de uma concepção rizomática da aula de língua, de
acordo com as circunstâncias, os problemas e as realidades do mundo de hoje.

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Publicado

2009-06-30

Como Citar

Aquino, O. F., Pereira, K. M. de A., & Puentes, R. V. (2009). GLOBALIZACIÓN Y ENSEÑANZA DE LENGUAS: HACIA UNA CLASE RIZOMÁTICA. Revista De Educação PUC-Campinas, (26). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/126

Edição

Seção

Artigos