Redescobrindo a arte cientifica tectonica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0919v15n2a3849

Palabras clave:

Abordagem tectônica, Metodologia analítica, Saber‑fazer, Teoria da tectônica

Resumen

Existem diversas maneiras de se entender a arquitetura, e uma delas e através da chamada Teoria da Tectônica. A tectônica surgiu na Alemanha em meados do século XIX por meio dos escritos de Karl Otfried Muller, Karl Botticher e Gottfried Semper, e foi resgatada na década de 1990 por autores como Kenneth Frampton e Gevork Hartoonian. A intenção da Teoria da Tectônica e de estreitar as relações entre a cultura de construção e o discurso arquitetônico, pois ela considera a mão de obra como um meio de resgate a técnica, ao artesanal e ao táctil, em uma clara referência poética a tradição de construir como meio de expressão. Este artigo tem a finalidade de se aprofundar nas diversas facetas da teoria, descomplicando seus conceitos básicos através de um método de analise tectônico aqui denominado “abordagem tectônica”. Esse método procura estimular um novo entendimento sobre o processo de concepção tectônico, desmistificando essa visão de difícil compreensão que o termo possui.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aristóteles de Siqueira Campos Cantalice II, Universidade Católica de Pernambuco

Universidade Catolica de Pernambuco | Centro de Ciencias Tecnologicas | Departamento de Arquitetura e Urbanismo | R. do Principe, 526, Boa Vista, 50050‑900, Recife, PE, Brasil.

Citas

ALMEIDA, J.C.P. Matéria do projeto. Ideais: puristas e razão técnica na arquitetura contemporânea. 2009. 599 f. Tese (Doutoramento em Arquitectura e Construção) — Universidade de Coimbra, Coimbra, 2009.

ARENDT, H. A condição humana. 11. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

BOTTICHER, K.G.W. Die Tektonik der Hellenen. Potsdam: Berlag von Ferdinand Riegel, 1852. v.1.

CHERNIKHOV, I. The construction of architectural and machine form. In: COOKE, C. Chernikhov, fantasy and construction. London: Architectural Design Profile, 1984.

COLLINS, P. Concrete: The vision of a new architecture. London: McGillian Books, 2004.

COSTA, J.A.; MELO, A.S. Dicionário da língua portuguesa. 6. ed. Porto: Porto Editora, 2002.

DEPLAZES, A. Constructing architecture: Materials, processes, structures. Boston: Birkhauser, 2005.

FORD, E. The architecture detail. New York: Princeton Architectural Press, 2011.

FRAMPTON, K. Studies in tectonic culture. Massachusetts: MIT Press, 1995.

FRANCASTEL, P. Art and technology in the nineteenth and twentieth centuries. New York: Urzone, 2000.

FRASCARI, M. O detalhe narrativo. In: NESBITT, K. Theorizing a new agenda for architecture: An anthology of architectural theory, 1965‑1995. Princeton: Princeton Architectural Press, 1996. p.538‑556.

GIEDION, S. Mechanization takes command. New York: Oxford University Press, 1948.

GIEDION, S. The Eternal present: The beginnings of architecture. London: Oxford University Press, 1964.

GREGOTTI, V. Inside architecture. Massachussetts: MIT Press, 1996a.

GREGOTTI, V. O exercício do detalhe. In: NESBITT, K., (Org.). Theorizing a new agenda for architecture: An anthology of architectural theory, 1965‑1995. Princeton: Princeton Architectural Press, 1996b. p.535‑538.

HARTOONIAN, G. Ontology of construction: On nihilism of technology in theories of modern architecture. Cambridge: University Press, 1994.

HEIDEGGER, M. La pregunta por la tecnica. In: Conferencias y articulos. Barcelona: Ediciones del Serbal, 1994.

HEIDEGGER, M. The Origin of the Work of Art, 1960. In: HEIDEGGER, M. Off the Beaten Track. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

HUBSCH, H. In what style should we build? In: HERRMANN, W. (Org.). In what style should we build? The German debate on architectural style. Santa Monica: Getty Center, 1992.

LEATHERBARROW, D.; MOSTAFAHVI, M. Surface architecture. Cambridge: MIT Press, 2002.

LEGAULT, R. L’appareil de l’architecture moderne, In: POTIE, P; SIMONNET, C. (Org.).

Culture constructive. Paris: Editions Parenthesis, 1992. p.53‑68.

MAHFUZ, E. Ensaio sobre a razão compositiva, uma relação do todo com as partes na arquitetura. Belo Horizonte: AP Cultural, 1995.

MARTINHO, F. A pedra está na construção como a construção está na pedra. Revista Nu, n.39, p.4‑7, 2013.

MONEO, R. En los Andes. Revista Circo: La casa del aire, n.148, p.1‑6, 2008.

MORRIS, W. Artes Menores. Lisboa: Antigona, 2003.

MUECKE, M. W. Gottfried Semper in Zurich: An Intersection of Theory and Practice. Ames: Culicidae, 2005.

MULLER, K. O. Ancient art and its remains: or a manual of the archeology of art. London:

A. Fullarton and Co., 1850.

MUMFORD, L. Technics and Civilization. New York: Harcourt, Brace and company, 1934.

MUMFORD, L. Art and technics. New York: Columbia University Press, 1952.

OLEA, C. et al. Diccionario de arquitectura y construccion. Madrid: Editorial Munilla‑Leria, 2001.

OLIVER, P. Dwellings: The vernacular House worldwide. London: Phaidon, 2003.

RUSKIN, J. The seven lamps of architecture. New York: Dover, 1989.

SEKLER, E. Structure, construction, tectonics. In: KEPES, G. (Org.). Structure in Art and in Science. New York: George Brazilier, 1965, p.89‑95.

SEMPER, G. The four elements of architecture. In: MALLGRAVE, H. F.; HERRMANN, W. (Org.). The four elements of architecture and other writings. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.

SENNETT, R. O artifice. Rio de Janeiro: Record, 2009.

Publicado

2018-07-20

Cómo citar

Cantalice II, A. de S. C. (2018). Redescobrindo a arte cientifica tectonica. Oculum Ensaios - ISSNe 2318-0919, 15(2), 247–269. https://doi.org/10.24220/2318-0919v15n2a3849

Número

Sección

Artículo de Investigación