Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Declaração de responsabilidade.

  • Verificar se estão completas as informações de legendas das figuras e tabelas.

  • Preparar página de rosto com as informações solicitadas.
  • Incluir o nome de agências financiadoras e o número do processo.

  • Indicar se o artigo é baseado em tese/dissertação, colocando o título, o nome da instituição, o ano de defesa, em nota de rodapé.

  • Categorizar os artigos em Original / Artigo curto / Resenha.
  • Enviar a cópia do parecer do Comitê de Ética.

  • Incluir título do manuscrito, em português e inglês. No caso  de manuscrito original em inglês, incluir também o título em português. No caso de manuscrito original em espanhol e francês, incluir também o título em inglês.

  • Incluir título abreviado (short title), com quarenta caracteres, para fins de legenda em todas as páginas.

  • Verificar se as referências estão citadas no texto.

  • Incluir permissão de editores para reprodução de figuras ou tabelas publicadas.

Diretrizes para Autores

Submissão

Os autores deverão fazer o download do template do artigo no link a seguir:

Template Português

Template Inglês

Qualquer dúvida, entrar em contato com a secretaria da Revista em: sbi.ne_oculumensaios@puc-campinas.edu.br)

Todos os artigos devem ser submetidos de forma eletrônica pela página do Portal de Periódicos Científicos da PUC-Campinas em:

http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/oculum

 

No momento da submissão, deve ser anexado:

(1) O artigo (arquivo completo em formato Word, incluindo folha de rosto, resumo, abstract, texto, referências e ilustrações);

(2) As ilustrações (em arquivo separado e editável, nos formatos aceitos pela revista, nos programas: Excel, GraphPrism, SPSS 22, Corel Draw Suite X7 e Word; nas seguintes extensões: .cdr, pzf, .spv, .jpg, .jpeg, .xls, .xlsx, .doc, .docx, .vsdx, .vst.);

(3) A documentação exigida pela revista quando aplicável (devidamente assinada por todos os autores).

Os manuscritos podem ser rejeitados sem comentários detalhados após análise inicial, feita por pelo menos dois editores da Revista, caso forem considerados inadequados ou de prioridade científica insuficiente para a publicação na Revista.

Documentos

Nos casos em que se aplica deverá ser enviado:

  1. Cópia de aprovação do Parecer do Comitê de Ética em Pesquisa;
  2. Formulário de conformidade com a Ciência Aberta (O modelo adotado é disponibilizado pela SciELO, faça o download aqui)
  3. Documento que ateste a permissão para o uso de ilustrações (tabelas, fotos, gráficos e outros).

Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar os documentos. Não serão aceitas fotos ou colagens de assinaturas, são permitidas somente assinaturas escaneadas ou eletrônicas, a fim de evitar qualquer tipo de fraude. Toda a documentação deve ser enviada digitalizada e entregue em formato PDF.

 

O manuscrito submetido deverá seguir o modelo de artigo disponível pela revista, bem como indicar a categoria e a área a qual pertence, conforme abaixo:

  • Originais: contribuições destinadas à divulgação de resultados inéditos de pesquisas, com tema relevante para a área;
  • Ensaio (a convite): reflexão sobre tema que origine futuras pesquisas;
  • Ensaio Visual (a convite): ilustrações (desenhos ou fotografias) de autoria própria, com texto explanativo acerca do tema, que tenham relação com as áreas do periódico e seus interesses. e texto acerca do tema.
  • Revisão: síntese de conhecimentos disponíveis sobre determinado tema, mediante análise e interpretação de bibliografia pertinente, de modo a conter uma análise crítica e comparativa dos trabalhos na área e de seus limites e alcances metodológicos;
  • Dossiê: seção destinada à publicação de artigos articulados entre si, de diferentes autores, versando sobre tema de interesse atual;
  • Resenhas: com intuito de apresentar, contextualizar e analisar criticamente livros impressos ou online publicados nos últimos três anos, relacionados ao campo disciplinar da Arquitetura e do Urbanismo, de acordo com o escopo e foco do periódico.
  • Entrevistas: com profissionais, pesquisadores ou pessoas cuja opinião permita balizar o conhecimento sobre determinado tema.

Manuscrito

Preparação do manuscrito

Todas as informações sobre como deve ser a apresentação do manuscrito estão contidas no Template.

 

O manuscrito deve informar se houve apoio financeiro e o número do processo e/ou edital, assim como agradecimentos pela colaboração de colegas e técnicos, em parágrafo de no máximo três linhas.

 

Resumo

Em português

O resumo deverá conter, um mínimo de 150 palavras e máximo de 250 palavras. Não é permitido o uso de siglas, abreviaturas ou citações. O resumo deverá incluir breve referência ao problema investigado, características da amostra, método usado para a coleta de dados, resultados e conclusões.

As palavras-chave ou descritores (mínimo 3 e no máximo 5) deverão ser diferente dos já utilizados no título do artigo, escritas em iniciais maiúsculas e separadas por ponto

Para termos de busca livre, você pode utilizar o Índice da SciELO.

 

Em inglês

O abstract deverá ser compatível com o texto do resumo em português, seguindo as mesmas normas, acompanhado da Keyword correspondente da palavra-chave selecionada.

 

Estrutura do texto

O texto de todo trabalho submetido à publicação deverá ter uma organização clara e concisa.

Com exceção dos manuscritos apresentados como Revisão e Ensaio Visual, os trabalhos deverão seguir a estrutura formal para trabalhos científicos:

Introdução: deve conter revisão da literatura atualizada e pertinente ao tema, adequada à apresentação do problema, e que destaque sua relevância.

Metodologia: deve conter descrição clara e sucinta do método empregado incluindo as técnicas de pesquisa e os procedimentos adotados, e, se aplicável, o tratamento estatístico. Caso seja o caso, informar que a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em pesquisa.

Resultados: sempre que possível, os resultados que forem apresentados em Tabelas ou Figuras, devem além de seguirem os padrões da revista, serem elaboradas de forma autoexplicativas e com análise estatística.

Discussão: deve explorar, adequada e objetivamente, os resultados, discutidos à luz de outras observações já registradas na literatura.

Considerações Finais: apresentar as conclusões relevantes, considerando os objetivos do trabalho, e indicar formas de continuidade do estudo. Não serão aceitas citações bibliográficas nesta seção.

Para artigos qualitativos, as seções podem variar de acordo com a ordem do seu conteúdo.

Agradecimentos: podem ser registrados agradecimentos em parágrafo não superior a três linhas, dirigidos a: 1) indivíduos que prestaram efetiva colaboração ao trabalho, embora não preencham os requisitos de autoria, [explicitar o motivo, por exemplo: revisão crítica do manuscrito, coleta de dados etc.]. É obrigatório o envio da permissão expressa dos nomeados. 2) podem ser incluídos agradecimentos a instituições que apoiaram a pesquisa.

Abreviaturas e siglas: deverão ser utilizadas de forma padronizada, restringindo-se apenas àquelas usadas convencionalmente ou sancionadas pelo uso, acompanhadas do significado, por extenso, quando citadas pela primeira vez no texto. Elas não devem ser usadas no título e no resumo.

Citações no texto: deverão estar de acordo com a NBR 10520/2018

Referências

Deverão estar de acordo com a NBR 6023/2018

Recomenda-se que os artigos tenham, aproximadamente, 30 referências, exceto no caso de artigos de revisão, que podem apresentar em torno de 50. Sempre que uma referência possuir o número de Digital Object Identifier (DOI), este deve ser informado. Elas deverão ser ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor. Recomenda-se que 80% das referências sejam de artigos publicados em revistas indexadas nas principais bases de dados, nos últimos 5 anos.

 

Casos específicos:

  1. Os títulos dos periódicos devem ser indicados por extenso.
  2. A grafia do sobrenome deve ter a inicial em maiúsculas. Ex.: Araújo Júnior, R. H.
  3. Referências com autores e datas coincidentes usa-se o título do documento para ordenação e acrescenta-se letra minúscula após a data, sem espaçamento.
  4. Referências com três autores, cita-se todos. A partir de quatro ou mais autores, indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão et al.
  5. Trabalhos com um único autor deverão vir antes dos trabalhos de autoria múltipla, quando o sobrenome é o mesmo.
  6. Em caso de trabalhos em que o primeiro autor seja o mesmo, mas os coautores sejam diferentes, deverá ser assumida como critério a ordem alfabética dos sobrenomes dos coautores.
  7. Trabalhos com os mesmos autores deverão ser ordenados por data, vindo em primeiro lugar o mais antigo.
  8. Todos os endereços com links para Internet (URL) nas referências deverão estar ativos e levar diretamente ao documento citado. Deve ser informada a data de acesso ao documento (vide exemplos de material eletrônico).
  9. Quando o documento citado possuir número DOI (Digital Object Identifier), este deverá ser informado utilizando o prefixo: https://doi.org/...
  10. A formatação das referências deverá facilitar a tarefa de revisão e editoração. Para tal, devem-se utilizar espaçamento entrelinhas 1,5 e tamanho 11. Cada uma das referências deve aparecer como um novo parágrafo.

A exatidão e a adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto do artigo são de responsabilidade do autor, do mesmo modo que o conteúdo dos trabalhos é de sua exclusiva responsabilidade.

Notas de rodapé

Devem se limitar à 10 contando com as notas de vínculo institucional. Devem ser curtas e usadas com parcimônia (sempre que possível, incluir informação no corpo do texto) e nunca devem ser apenas de referências.

Ilustrações

São consideradas ilustrações todo e qualquer tipo de tabelas, figuras, gráficos, desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, mapas, organogramas, diagramas, plantas, quadros, retratos, etc., que servem para ilustrar os dados da pesquisa.

É imprescindível a informação do local e ano do estudo para artigos empíricos. Não é permitido que figuras representem os mesmos dados de tabelas ou dados já descritos no texto.

A revista admite até 10 ilustrações no total, que contemple qualquer nomenclatura citada.

O autor se responsabiliza pela qualidade das ilustrações (Acima de 300 dpi), que deverão permitir redução sem perda de definição, possuindo no máximo 16cm de largura.

Gráficos e desenhos deverão ser gerados em programas de desenho vetorial (Microsoft Excel, CorelDraw, Adobe Illustrator etc.), acompanhados de seus parâmetros quantitativos, em forma de tabela e com nome de todas as variáveis.

Ilustrações deverão ser inseridas ao final do artigo (após o item Referências), mas devem ser citadas no texto, escritas com a primeira letra maiúscula e numerados com algarismos arábicos, consecutiva e independentemente, de acordo com a ordem de menção no texto. A posição para inserção de cada figura, tabela, quadro ou anexo deverá também ser indicada no corpo do texto. Os títulos e legendas deverão ser concisos, informando a fonte dos dados, o local e o ano em que foram elaborados. Devem ter as bordas laterais abertas.

Após a aceitação

Após a aprovação do artigo é obrigatório que os autores encaminhem a última versão do manuscrito para revisão de idiomas. O artigo só será encaminhado para procedimentos editoriais e publicação após o envio da declaração que ateste a revisão. (Artigos submetidos a partir de 8 de janeiro de 2024).

Provas

Serão enviadas ao autor de correspondência, sendo sua a responsabilidade de transmitir a versão para os coautores (quando houver).

 

Núcleo de Editoração

Campus I

Rua Professor Doutor Euryclides de Jesus Zerbini, 1516 | Pq. Rural Fazenda Santa Cândida | Campinas – SP | CEP: 13087-571

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