Evidências de validade para a Escala de Bem-Estar Subjetivo Escolar

Autores

Palavras-chave:

Afeição, Avaliação educacional, Saúde mental, Estudantes, Validade do teste

Resumo

 Este estudo teve por objetivo reunir evidências de validade, baseada na relação com outras variáveis, da Escala de Bem- Estar Subjetivo Escolar. A amostra foi composta por 434 estudantes de ambos os sexos com idades variando de 12 a 19 anos (M = 14,88; DP = 1,70), alunos do 7º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública localizada no Ceará, Brasil. Foram aplicados um questionário sociodemográfico e escolar, a Escala de Bem-Estar Subjetivo Escolar, Escala Baptista de Depressão versão Infantojuvenil, Escala Global de Satisfação de Vida para Adolescentes e a Escala de Percepção de Suporte Social para Adolescentes. Observou-se associações significativas entre os escores do instrumento com as medidas de depressão, suporte social e satisfação com a vida, e os escores da medida de bem-estar escolar conseguiram diferenciar grupos quanto ao sexo e questões escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aguiar, F. H. R., & Conceição, M. I. G. (2009). Expectativas de futuro e escolha vocacional em estudantes na transição para o ensino médio. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 10(2), 105-115. http://pepsic.bvsalud.org/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902009000200011&lng=pt&tlng=pt

American Psychiatric Association. (2014). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM–5) (5th ed.). American Psychiatric Association.

Au, W. C. C., & Kennedy, K. J. (2018). A positive education program to promote wellbeing in schools: a case study from a Hong Kong school. Higher Education Studies, 8(4), 9-22. https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1189599.pdf

Baiden, P., LaBrenz, C. A., Okine, L., Thrasher, S., & Asiedua-Baiden, G. (2020). The toxic duo: bullying involvement and adverse childhood experiences as factors associated with school disengagement among children. Children and Youth Services Review, 119, e105383. https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2 020.105383

Baptista, M. N. (2018). Manual da Escala Baptista de Depressão versão Infanto-Juvenil (EBADEP-IJ). Hogrefe.

Baptista, M. N., & Cardoso, H. F. (2018). Manual da Escala de Percepção de Suporte Social versão Adolescente (EPSUS-Ad). Hogrefe.

Baptista, M. N., Hauck Filho, N., & Cardoso, C. (2016). Depressão e bem-estar subjetivo em crianças e adolescentes: Teste de modelos teóricos. Psico, 47(4), 259-267. https://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2016.4.23012

Barth, J., Hofmann, K., & Schori, D. (2014). Depression in early adulthood: Prevalence and psychosocial correlates among young Swiss men. Swiss Medical Weekly, 144, w13945. https://doi.org/10.4414/smw.2014.13945

Benevides, J., Sousa, M., Barreto-Carvalho, C., & Nunes-Caldeira, S. (2015). Sintomatologia depressiva e (in)satisfação escolar. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 0(5), 13-18. https://doi.org/10.17979/ reipe.2015.0.05.109

Booker, C. L., Kelly, Y. J., & Sacker, A. (2018). Gender differences in the associations between age trends of social media interaction and well-being among 10-15 year-olds in the UK. BMC Public Health, 18(321), 1-12. https://doi. org/10.1186/s12889-018-5220-4

Bradley, R. H., & Corwyn, R. F. (2004). Life satisfaction among European American, African American, Chinese American, Mexican American, and Dominican American adolescents. International Journal of Behavioral Development, 28(5), 385-400. https://doi.org/10.1080/01650250444000072

Casas, F., Bǎlţǎtescu, S., Bertran, I., González, M., & Hatos, A. (2013). School satisfaction among adolescents: testing different indicators for its measurement and its relationship with overall life satisfaction and subjective well-being in Romania and Spain. Social Indicators Research, 111(3), 665-681. https://doi.org/10.1007/s11205-012-0025-9

Chu, P. S., Saucier, D. A., & Hafner, E. (2010). Meta-analysis of the relationships between social support and well-being in children and adolescents. Journal of Social and Clinical Psychology, 29, 624-645. https://doi.org/10.1521/ jscp.2010.29.6.624

Crepaldi, E. T. S., Correia-Zanini, M. R. G., & Marturano, E. M. (2017). No limiar do ensino fundamental: estresse, competência e ajustamento em alunos do 1º ano. Temas em Psicologia, 25(2), 503-515. https://dx.doi.org/10.9788/ TP2017.2-06Pt

Dias-Viana, J. L. (2019). Escala de Bem-Estar Subjetivo Escolar: elaboração de itens e estudos psicométricos [Unpublished doctoral dissertation]. Universidade São Francisco. https://www.usf.edu.br/galeria/getImage/385/3734863702879761. pdf

Dias-Viana, J. L., & Noronha, A. P. P. (2021). Escala de Bem-Estar Subjetivo Escolar: elaboração e validação de uma medida para avaliação educacional. Ciências Psicológicas, 15(1), e2349. http://dx.doi.org/10.22235/cp.v15i1.2349

Giacomoni, C. H., & Hutz, C. S. (2008). Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para crianças: estudos de construção e validação. Estudos de Psicologia (Campinas), 25(1), 25-35. https://doi.org/10.1590/S0103-166X2008000100003

Gigantesco, A., Fagnani, C., Toccaceli, V., Stazi, M. A., Lucidi, F., Violani, C., & Picardi, A. (2019). The relationship between satisfaction with life and depression symptoms by gender. Frontiers in Psychiatry, 10(419), 1-9. https://doi. org/10.3389/fpsyt.2019.00419

Gutiérrez, M., Tomás, J.-M., Romero, I., & Barrica, J.-M. (2017). Perceived Social Support, School Engagement and Satisfaction with School. Revista de Psicodidáctica, 22(2),111-117. https://doi.org/10.1016/j.psicoe.2017.05.001

Huebner, E. S. (2004). Research on Assessment of Life Satisfaction of Children and Adolescents. Social Indicators Research, 66, 3-33. https://doi.org/10.1023/B:SOCI.0000007497.57754.e3

Huebner, E. S., Hills, K. J., Jiang, X., Long, R. F., Kelly, R., & Lyons, M. D. (2014). Schooling and children’s subjective well-being. In A. Ben-Arieh, F. Casas, I. Frønes, & J. E. Korbin (Eds.), Handbook of Child Well-Being (pp. 797-819). Springer. https://doi.org/10.1007/978-90-481-9063-8_2

Khan, A., Ahmad, F. H., & Malik, M. M. (2017). Use of digital game based learning and gamification in secondary school science: The effect on student engagement, learning and gender difference. Education and Information Technologies, 22(6),2767–2804. https://doi.org/10.1007/s10639-017-9622-1

Khazanov, G. K., & Ruscio, A. M. (2016). Is low positive emotionality a specific risk factor for depression? a meta-analysis of longitudinal studies. Psychological Bulletin, 142(9), 991-1015. http://dx.doi.org/10.1037/bul0000059

Klomek, A. B., Barzilay, S., Apter, A., Carli, V., Hoven, C. W., Sarchiapone, M., Hadlaczky, G., Balazs, J., Kereszteny, A., Brunner, R., Kaess, M., Bobes, J., Saiz, P. A., Cosman, D., Harinh, C., Banzer, R., McMahon, E., Keeley, H., Kahn, J.-P.,

Wasserman, D. (2018). Bi-directional longitudinal associations between different types of bullying victimization, suicide ideation/attempts, and depression among a large sample of European adolescents. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 60(2), 209-2015. https://doi.org/10.1111/jcpp.12951

Liu, W., Mei, J., Tian, L., & Huebner, E. S. (2015). Age and gender differences in the relation between school-related social support and subjective well-being in school among students. Social Indicators Research, 125(3), 1065-1083. https://doi.org/10.1007/s11205-015-0873-1

Ministério da Educação (Brasil). (2018). Base Nacional Comum Curricular. http://basenacionalcomum.mec.gov.br

Miranda, R., Oriol, X., Amutio, A., & Ortúzar, H. (2018). Adolescent bullying victimization and life satisfaction: can family and school adult support figures mitigate this effect? Revista de Psicodidáctica, 24(1), 39-45. https://doi.org/10.1016/j. psicoe.2018.07.001

Organization for Economic Co-operation and Development. (2017). PISA 2015 Results: Student’s well-being (Vol. 3). OECD Publishing. http://www.oecd.org/education/pisa-2015-results-volume-iii-9789264273856-en.htm

Osti, A., & Noronha, A. P. P. (2017). Associação entre afetos e representações envolvidas no ambiente de aprendizagem escolar. Educação: Teoria e Prática, 27, 74-94. http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n54.p74-94

Pössel, P., Burton, S. M., Cauley, B., Sawyer, M. G., Spence, S. H., & Sheffield, J. (2017). Associations betweensocial support from family, friends, and teachers and depressive symptoms in adolescents. Journal of Youth and Adolescence, 47(2), 398-412. https://doi.org/10.1007/s10964-017-0712-6

Reschly, A. L., Huebner, E. S., Appleton, J. J., & Antaramian, S. (2008). Engagement as flourishing: the contribution of positive emotions and coping to adolescent’s engagement at school and with learning. Psychology in the Schools, 45(5), 419-431. https://doi.org/10.1002/pits.20306

Roeser, R. W. (2001). To cultivate the positive: Introduction to the special issue on schooling and mental health issues. Journal of School Psychology, 39, 99-110. https://doi.org/10.1016/S0022-4405(01)00061-9

Rueger, S. Y., Malecki, C. K., Pyun, Y., Aycock, C., & Coyle, S. (2016). A meta-analytic review of the association between perceived social support and depression in childhood and adolescence. Psychological Bulletin, 142(10), 1017-1067. https://doi.org/10.1037/bul0000058

Segabinazi, J. D., Zortea, M., & Giacomoni, C. H. (2014). Avaliação de bem-estar subjetivo em adolescentes. In C. S. Hutz (Org.), Avaliação em psicologia positiva (pp. 69-84). Artmed.

Simmons, C., Graham, A., & Thomas, N. (2014). Imagining an ideal school for wellbeing: Locating student voice. Journal of Educational Change, 16(2), 129-144. https://doi.org/10.1007/s10833-014-9239-8

Síveres, L., & Santos, J. R. S. (2018). Avaliação institucional na educação básica: os desafios da implementação. Estudos em Avaliação Educacional, 29(70), 222-253. https://doi.org/10.18222/eae.v29i70.5075

Suldo, S., Thalji-Raitano, A., Gelley, H., & Hoy, B. (2013). Understanding middle school students life satisfaction: does school climate matter? Applied Research Quality Life, 8, 169-182. https://doi.org/10.1007/s11482-012-9185-7

Tian, L., Wang, D., & Huebner, E. S. (2014). Development and validation of the Brief Adolescent’s Subjective Well-Being in School Scale (BASWBSS). Social Indicators Research, 120(2), 615-634. https://doi.org/10.1007/s11205-014-0603-0

Troop-Gordon, W. (2017). Peer victimization in adolescence: the nature, progression, and consequences of being bullied within a developmental context. Journal of Adolescence, 55, 116-128. https://doi.org/10.1007/s10826-018-1105-5

Varela, J. J., Zimmerman, M. A., Ryan, A. M., Stoddard, S. A., Heinze, J. E., & Alfaro, J. (2017). Life satisfaction, school satisfaction, and school violence: a mediation analysis for Chilean adolescent victims and perpetrators. Child Indicators Research, 11(2), 487-505. https://doi.org/10.1007/s12187-016-9442-7

Whitley, A. M., Huebner, E. S., Hills, K. J., & Valois, R. F. (2012). Can students be too happy in school? The optimal level of school satisfaction. Applied Research in Quality of Life, 7(4), 337-350. https://doi.org/10.1007/s11482-012-9167-9

World Health Organization. (2017). Depression and other common mental disorders: Global Health Estimates. https:// www.who.int/mental_health/management/depression/prevalence_global_health_estimates/en/

Zhu, X., & Shek, D. T. L. (2020). The influence of adolescent problem behaviors on life satisfaction: parent-child subsystem qualities as mediators. Child Indicators Research, 13, 1767-1789. https://doi.org/10.1007/s12187-020-09719-7

Downloads

Publicado

2023-01-19

Como Citar

DIAS-VIANA, J. L., & NORONHA, A. P. P. (2023). Evidências de validade para a Escala de Bem-Estar Subjetivo Escolar. Estudos De Psicologia, 39. Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7266

Edição

Seção

PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL