Comparação entre dois sistemas de pontuação para o teste informatizado de percepção de emoções em fotos

Autores

  • José Maurício Haas BUENO Universidade São Francisco
  • Fabiano Koich MIGUEL Universidade São Francisco
  • Ricardo PRIMI Universidade São Francisco
  • Monalisa MUNIZ Universidade São Francisco
  • Gleiber COUTO Universidade São Francisco
  • Ana Paula Porto NORONHA Universidade São Francisco

Palavras-chave:

Inteligência emocional, Precisão do teste, Teoria de resposta ao item

Resumo

Este trabalho teve o objetivo principal de comparar dois sistemas de atribuição de pontos às respostas de sujeitos no Teste Informatizado de Percepção de Emoções: concordância com o consenso e concordância com critérios definidos por especialistas, com base na teoria relacionada à inteligência emocional e na teoria de resposta ao item. Participaram do estudo 55 sujeitos de ambos os sexos, de 18 a 74 anos, cujos protocolos foram avaliados pelos dois métodos de pontuação. Embora a correlação entre os dois métodos de pontuação tenha sido elevada, a atribuição de pontos por concordância com especialistas resultou em correlações item-total significativamente mais elevadas que as pontuações por concordância com o consenso. Os resultados sugerem que o desenvolvimento de instrumentos para avaliação de habilidades relacionadas à inteligência emocional deve priorizar o critério da concordância com especialistas, e mostra como a teoria de resposta ao item pode ser útil no processo de investigação e escolha desses critérios.

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Referências

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Publicado

2009-03-30

Como Citar

BUENO, J. M. H. ., MIGUEL, F. K. ., PRIMI, R. ., MUNIZ, M. ., COUTO, G., & NORONHA, A. P. P. . (2009). Comparação entre dois sistemas de pontuação para o teste informatizado de percepção de emoções em fotos. Estudos De Psicologia, 26(1). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7044