Conhecimento em avaliação psicológica

Autores

  • Ana Paula Porto NORONHA Universidade São Francisco
  • João Carlos ALCHIERI Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palavras-chave:

Avaliação psicológica, testes psicológicos, ensino de avaliação

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar o conhecimento de estudantes de psicologia a respeito de conteúdos relacionados à avaliação psicológica. Participaram 342 alunos de duas instituições de ensino do interior, sendo uma de São Paulo e outra do Rio Grande do Sul. Para a realização do estudo foi elaborado um inventário de 45 itens, com questões dicotômicas, com o objetivo de investigar o conceito de avaliação, o uso de instrumentos e a aprendizagem de testes. Os resultados indicaram que houve diferença entre as instituições e que sujeitos sem acesso aos conteúdos de avaliação tiveram desempenhos menores do que os alunos que já cursaram disciplinas relativas à avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALCHIERI, J. C. & Bandeira, D. R. (2002). Ensino da Avaliação Psicológica noBrasil. Em R. Primi (Org.). Temas em Avaliação Psicoló-gica (pp.35-39). Campinas: Impressão Digital do Brasil Gráfica e Editora Ltda.

ALCHIERI, J.C. (2000). Base de dados sobre os instrumentos psicológicos no Brasil. Trabalho apresentado na XXI Reunião da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, Serra Negra, SP.

ALCHIERI, J.C. & Cruz, R.M. (2001) Recursos técnicos e estratégias utilizadas no ensino da avaliação psicológica nas universidades da região sul do Brasil. Anais do 28ş Congresso Interamericano de Psicologia CD-ROM.

ALMEIDA, L. S. (1999). Avaliação Psicológica: exigências e desenvolvimentos nos seus métodos. Em S. M. Wechsler & R. S. L. Guzzo (Orgs.). Avaliação psicológica pers-pectiva internacional (pp.41-55). São Paulo: Casa do Psicólogo.

ALVES, I. C. B. (2002). Instrumentos disponíveis no Brasil para avaliação da inteligência. Em R. Primi (Org.). Temas em Avaliação Psicológica (pp. 80-102). Campinas: Impressão Digital do Brasil Gráfica e Editora Ltda.

ALVES, I. C. B., Alchieri, J. C. & Marques, K. (2001). Panorama geral do ensino das técnicas de exame psicológico no Brasil. I Congresso de Psicologia Clínica - Programas e Resumos Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 10-11.

ALVES, I.C.B. (2000). As atividades práticas no ensino das Técnicas de Exame Psicológico. Anais do VIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa e Intercâmbio Científico, Águas de Lindóia/SP, 171.

ARIBI, N. V., & Cavalini, S. F. S. (1999). Testes de nível intelectual: como e por quê ensiná-los. Anais do VIII Congresso Nacional de Avaliação Psicológica Porto Alegre/RS, p. 62-68.

AVOGLIA, H.R.C. (1997). Observação Partici-pativa como Estratégia de Ensino de Técnicas de Exame Psicológico. Boletim de Psicologia, XLVII, 107, 107-110.

AVOGLIA, H.R.C., Castro, D.S. & Custódio, E.M. (1999). Avaliação Psicológica e Psicologia Social: relato de uma experiência de ensino interdisciplinar. Programa e Pôsteres. VIII Congresso Nacional de Avaliação Psicológica. Desafios para um Novo Milênio, 61.

BANDEIRA, D.R., Argimon, I.L., Alchieri, J.C., Oliveira, M.S. & Werlang, B.G. (s/d). O Ensino de Testes Psicológicos nas Universidades do Rio Grande do Sul. Texto não publicado.

BROMBERG, M.H.P.F. (1997). O Ensino das Técnicas de Exame Psicológico: Aspectos Práticos e Metodológicos ou de Quando o Sujeito passa a ser Cliente. Boletim de Psicologia, XLVII, 107, 101-105.

Bueno, R.M.G. (1995). Ensino e Pesquisa. Boletim de Psicologia, XLV,102, 23-25.

CALEJON, L.M. & Santos, M.R.M. (2001). Ensino de Testes psicológicos e a formação do psicólogo. Anais do IV Encontro da Sociedade Brasileira de Rorschach e outras Técnicas de Avaliação Psicológica, 164.

CALEJON, L.M. & Vistué, A. (1994). Contribuição do Ensino de TEAP para Construção da Identidade Profissional do Psicólogo. Programa e Resumos. I Encontro de Técnicas de Exame Psicológico: Ensino, Pesquisa e Aplicações, 2.

CASTRO, P.F. (1998). O Ensino de Rorschach em uma Amostra Brasileira. Psicologia, Ciência e Profissão, 21 (1), 46-53.

CASTRO, P.F. (2001). Reflexões acerca do ensino e aprendizagem do Rorschach na realidade brasileira. Anais do IV Encontro da Sociedade Brasileira de Rorschach e outras Técnicas de Avaliação Psicológica, Itatiba/SP, 59-60.

CUSTÓDIO, E.M. & Duarte, W.F. (1986). O Ensino de Técnicas de Exame Psicológico nos Cursos de Psicologia. Suplemento de Ciência e Cultura, 38 (7), 1055.

CUSTÓDIO, E.M. (1995). O Ensino das Técnicas de Exame Psicológico. Boletim de Psicologia, XLV, 102, 27-34.

GOMES, I.C. & Noffs, M.H. (1999). O Ensino de Técnicas Projetivas Gráficas no curso de Psicologia em duas instituições, particular e pública. PSIC Revista da Vetor Editora, 1(1), 18-29.

GUZZO, R. S. L. (2001). Laudo psicológico: a expressão da competência profissional. Em L. Pasquali (Org.). Técnicas do Exame Psicológico TEP Volume I: Fundamentos das Técnicas Psicológicas (155-170). São Paulo: Casa do Psicólogo.

JACQUEMIN, A. (1995). Ensino e Pesquisa sobre Testes Psicológicos. Boletim de Psicologia, XLV,102, 19-21.

LIMA, R.A. (1999). O Reflexo das Atividades Práticas no Processo de Ensino-Aprendizagem das Técnicas de Exame Psicológico. Programa e Resumos do II Encontro sobre Psicologia Clínica, 76-77.

LIMA, R.A. (2001). O Reflexo das Atividades Práticas no Processo de Ensino-Aprendizagem das Técnicas de Exame Psicológico. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 3 (2), 55-69.

NORONHA, A. P. P. (1999). Avaliação psicológica: usos e problemas com ênfase nos testes. Tese de Doutorado. Instituto de Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 154p.

PACHECO, A.L.P.B. & Takahashi, F. (1999). Avaliação Psicológica e sua Instrumentalização na Formação do Psicólogo. Programa e Pôsteres. VIII Congresso Nacional de Avaliação Psicológica. Desafios para um Novo Milênio, 42.

PEREIRA, A. P. C., & Carellos, S. D. M. S. (1995). Examinando o Ensino das Técnicas de Exame Psicológico. Cadernos de Psicologia, 3(4), 33-36.

PRIMI, R. & Munhóz, A. M. H. (1998). Um estudo sobre proficiência na disciplina de Técnicas de Avaliação Psicológica (TEP). PSICO-USF, 3 (2), 75-86.

ROCHA Jr. A. (1994). A Importância das Atividades Práticas para o Aprendizado de Técnicas de Exame Psicológico. Programa e Resumos. I Encontro de Técnicas de Exame Psicológico: Ensino, Pesquisa e Aplicações, 3.

ROCHA Jr. A. & Castro, P. F. (1997). A Importância das Atividades Práticas no Ensino de Técnicas de Exame Psicológico. Anais. VII Encontro Nacional sobre Testes Psico-lógicos e I Congresso Ibero-Americano de Avaliação Psicológica, 288.

SCHWARZ L. R. (1996). A Importância da Vivência na Aprendizagem das Técnicas Projetivas de Personalidade. Programa e Resumos. II Encontro de Técnicas de Exame Psicológico: Ensino, Pesquisa e Aplicações, 58.

SOUZA, A. S. L. (1997). O ensino das cadeiras de Técnicas do Exame Psicológico. Boletim de Psicologia, v. XLVII n.107 jul/dez, 95-99.

VASCONCELOS, Z. B. & Toledo de Santana, C. M. (2001). O Ensino das Técnicas de Exame Psicológico na Universidade Federal da Paraíba. Anais do I Congresso de Psicologia Clínica. Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 207-208.

Downloads

Publicado

2004-04-30

Como Citar

NORONHA, A. P. P. ., & ALCHIERI, J. C. . (2004). Conhecimento em avaliação psicológica. Estudos De Psicologia, 21(1). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6693