Submissões
INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES
Tipos de Documentos Aceitos
A Estudos de Psicologia (Campinas) aceita a submissão de artigos em qualquer idioma, entretanto, quando aprovados, publica artigos no idioma inglês (eventualmente, caso seja de interesse da editoria, os artigos poderão ser publicados também no vernáculo). O pagamento da tradução dos artigos para idioma em inglês é de responsabilidade de seus autores. O periódico aceita as seguintes categorias:
- Relato de pesquisa (Artigo que comunica uma pesquisa original).
- Artigos de revisão (Artigo que sumariza criticamente o conhecimento científico sobre um determinado tema. Também conhecido como revisão de literatura).
- Carta (Carta dirigida ao periódico, tipicamente comentando um trabalho publicado).
- Comunicação breve (Comunicação sucinta de resultados de pesquisa).
- Editorial ou introdução (Peça de opinião, declaração política ou comentário geral escrito por membro da equipe editorial (com autoria e título próprio diferente do título da seção)).
- Entrevista (Ato de entrevistar ou ser entrevistado(a). É uma conversa entre duas ou mais pessoas com um fim determinado com perguntas feitas pelo(a) entrevistador(a) de modo a obter informação necessária por parte do(a) entrevistado(a)).
- Parecer de artigo aprovado (Documento de análise de um manuscrito que comunica pesquisa com avaliação da sua relevância, dos métodos aplicados e apresentação e discussão dos resultados obtidos. O parecer destaca as contribuições da pesquisa que recomendam sua aceitação e as recomendações de correções e aperfeiçoamentos).
- Resenha crítica de livro (Resenha ou análise crítica de um ou mais livros impressos ou online. (O tipo "revisão de produto" é usado para análise de produtos)).
- Retratação (Retratação ou negação de um material publicado previamente).
Contribuição dos Autores
A contribuição individual dos autores devem ser substanciais e informadas no momento da submissão, em local indicado no Modelo disponibilizado pelo periódico.
A Estudos de Psicologia (Campinas), se limita a publicar artigos que contaram com colaboração de até sete (7) autores e a informação deverá ser realizada utilizando os termos estabelecidos pelo CRediT, a saber: Conceitualização, Curadoria de dados, Análise de dados, Recebimento de financiamento, Pesquisa, Metodologia, Administração do projeto, Disponibilização de ferramentas, Desenvolvimento, implementação e teste de software, Supervisão, Validação de dados e experimentos, Design da apresentação de dados, Redação do manuscrito original, Redação, revisão e edição. As especificações detalhadas de cada termo você encontrará na página do CRediT.
Preparação do Manuscrito
O manuscrito deverá seguir o seguinte Modelo disponibilizado pela editoria da Estudos de Psicologia (Campinas) em sua elaboração. A adequação ao modelo facilita a identificação de informações por parte da equipe do Periódico e confere maior agilidade ao processo de normalização e padronização de artigos, o que impacta também no prazo final de publicação após a aprovação.
Formato de Envio dos Artigos
A submissão do manuscrito quando realizada a partir do modelo disponibilizado pelo Periódico, segue o padrão apreciado em docx da ferramenta de texto Word da Microsoft. Outras formas de submissão como PDF, ou outras ferramentas de edição de texto não serão aceitas.
Ativos Digitais
Tabelas e Figuras:
A Estudos de Psicologia (Campinas) aceita manuscritos com até 7 (sete) ilustrações em qualquer formato (ex: tabelas, quadros, imagens, gráficos). Os formatos e extensões, tamanhos e resoluções estão informadas no Modelo.
Contudo, pensando na acessibilidade dos leitores, recomendamos o uso de Tabelas e Quadros que tem a leitura mais facilmente realizada através de tecnologias assistivas, como softwares de leitura de tela. As imagens e gráficos de coluna, entre outros requerem audiodescrições mais elaboradas e ainda indisponíveis no Periódico
Citações e Referências
O periódico Estudos de Psicologia (Campinas) adota as normas de publicação da American Psychological Association – APA (7ª edição, 2020), com algumas adaptações de estilo próprio.
Citações
Artigo com dois autores: citar os dois autores sempre que o artigo for referido.
Artigo com três ou mais autores: citar o sobrenome do primeiro autor seguido de et al. e do ano, desde a primeira aparição no texto. Ex.: Carneiro et al. (2011) ou (Carneiro et al., 2011).
Citações em língua estrangeira traduzidas pelos autores devem constar em nota de rodapé o trecho da citação no idioma original. Na indicação da fonte deve constar: Tradução nossa. Ex.: (Pfeiffer, 2015, p. 24, tradução nossa).
Citações literais, com até 40 palavras, devem vir no corpo do texto entre aspas, com indicação do sobrenome do autor, a data e a página. Ex.: Sendo possível entender que “o material para o conteúdo e estilo artísticos são apreendidos da realidade e trabalhados a partir dela” (Barroco & Superti, 2014, p. 23).
Citações com mais de 40 palavras devem vir em um novo parágrafo, com espaçamento simples, fonte tamanho 11 e com recuo de 4cm da margem esquerda. Os destaques nas citações devem ser justificados como grifo do autor (quando o destaque for do original) e grifo nosso (quando o destaque for seu).
Referências: Ordene os itens na lista de referências em ordem alfabética por autor. Aplique um recuo deslocado de 1,27 cm a cada item, o que significa que a primeira linha da referência é alinhada à esquerda e as linhas subsequentes são recuadas 1,27 cm da margem esquerda. Use a função de formatação de parágrafo de seu processador de texto para aplicar o recuo deslocado
Exemplos de Referências:
Artigos com até 2 autores
Arantes, V. A., & Pinheiro, V. P. G. (2021). Purposes in life of young Brazilians: identities and values in context. Estudos de Psicologia (Campinas), 38, e200012. https://doi.org/10.1590/1982-0275202138e200012
Artigos de 3 a 20 autores
Pompa, J. P. P., Bakker, L., & Rubiales, J. (2021). Classroom climate in the secondary school of Mar Del Plata. Psicologia Escolar e Educacional, 25, e221999. https://doi.org/10.1590/2175-35392021221999
Zhao, N., Wang, X. H., Kang, C. Y. Zheng, Y., Yang, L. Y., Guan, T. F., Bai, Y. X., Wei, R., Hinman, H. C., & Zhang, X. Y. (2021). Sex differences in association between cognitive impairment and clinical correlates in Chinese patients with first-episode drug-naïve schizophrenia. Annals of General Psychiatry, 20(26), 1-9.
Artigos de 21 autores ou mais
Kalnay, E., Kanamitsu, M., Kirtler, R., Collins, W., Deaven, D., Gandin, L., Iredell, M., Saha, S., White, G., Woollen, J., Zhu, Y., Chelliah, M., Ebisuzaki, W., Higgins, W., Janowiak, J., Mo, K. C., Ropelewski, C., Wang, J., Leetma, A., ... Joseph, D. (1996). The NCEP/NCAR 40-year reanalysis project. Bulletin of the American Meteorological Society, 77(3), 437-471.
Livros
Falender, C. A., & Shafranske, E. P. (2021). Clinical supervisiono: a competency-based approach (2nd ed.). American Psychological Association.
Capítulos de livros
Brutlag, A. (2021). Toxicology. In S. Cital, K. Kramer, L. Hughston, J. S., & Gaynor (Eds.), Cannabis therapy in Veterinary Medicine: a complete guide (pp. 61-83). Springer International Publishing.
Obra antiga e reeditada em data muito posterior
Piaget, J., & Inhekder, B. (1969). The psychology of the child (2nd ed.). Basic Books. (Original work published 1966)
Teses ou dissertações não-publicadas
Abreu, J. S. (2021). Binômio: necrofilia e biofilia nas teorias pedagógica, psicológica e psicanalítica (Freire, Fromm e Freud) [Tese de doutorado não-publicada]. Universidade Nove de Julho.
Autoria institucional
World Health Organization. (2021). Step-by-step guide for developing a public health strategy for artisanal and small-scale gold mining in the context of the Minamata Convention on Mercury.
Trabalho apresentado em congressos publicado em anais
Perrone, R. A. P., & Ferreira, M. D. (2014). Jugar como recurso de preparación psicológica de los niños visita al hermano internado en la unidad de terapia intensiva pediátrica. Anais do VII Congreso Internacional y XII Nacional de Psicología Clínica. pp. 564-565.
Legislação
Conselho Nacional de Saúde (Brasil). (2012). Resolução no 466, de 12 de dezembro de 2012. Diário Oficial da União, Brasília.
Artigos in press
Pachur, T., & Scheibehenne, B. (in press). Unpacking buyer-seller diferences in valuation from experience: a cognitive modeling approach. Psychonomic Bulletin & Review.
Material eletrônico
Artigos de periódicos
Medina, G. B. K., & Guimarães, S. R. K. (2021). Reading in developmental dyslexia: the role of phonemic awareness and executive functions. Estudos de Psicologia (Campinas), 38, e180178. https://doi.org/10.1590/1982-0275202138e1 80178
Çoban, E., Serindağ, H. C., Salihoğlu, E. K., Selçuk, H. H., Eren, F., Albay, V. B, & Soysal, A. (2021). Central Nervous system vasculitis due to an endemic zoonosis in Turkey; Tularemia. Archives of Neuropsychiatry, 58(1), 73-76. http://www.noropsikiyatriarsivi.com/sayilar/452/npa_v58n1_73-76_dumromjur8202103282101467857479.pdf
Stanghellini, G., Daga, G. A., & Ricca, V. (2021). From the patients' perspective: what it is like to suffer from eating disorders. Eating and Weight Disorders, 26, 751-755. https://doi.org/10.1007/s40519-020-00913-8
Teses ou dissertações publicadas
Martins, C. C. (2021). Escala de Autorregulacão socioemocional infantil: construção e análise de qualidades psicométricas [Dissertação de mestrado, ]. Pontifícia Universidade Católica de Campinas]. Biblioteca Digital - PUC-Campinas. http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/handle/tede/1413
Autoria Institucional
World Health Organization. (2020, March 3). WHO announces COVID-19 outbreak a pandemic 2020. https://www.euro.who.int/en/health-topics/health-emergencies/coronavirus-covid-19/news/news/2020/3/who-announces-covid-19-outbreak-a-pandemic#:~:text=The%20meeting%20follows%20the%20announc%20ement,a%20growing
Pan American Health Organization. (2021). Pan American Health Organization Response to COVID-19 in the Americas: January-December 2020. World Health Organization. https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/54013/PAHOIMSP HECOVID-19210010_eng.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Trabalho apresentado em congresso publicado em anais
Savagea, T., Davisa, A., Fischhoffa, B., & Morgana, G. M. (2021). A strategy to improve expert technology forecasts. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, 118(21), 1-5. https://www.pnas.org/content/pnas/118/21/e2021558118.full.pdf
Artigo de jornal
Singh, K. D. (2021, May, 27). Twitter Calls on Indian Government to Respect Free Speech. The New York Times. https://www.nytimes.com/2021/05/27/technology /india-twitter.html
Documentos Suplementares
Todos os artigos devem ser submetidos de forma eletrônica pela página do periódico no OJS, disponível em https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/submissoes. No momento da submissão deverá ser anexado:
- Artigo no Modelo (arquivo completo em formato Word, incluindo folha de rosto, resumo, abstract, texto, referências e ilustrações) [Modelo];
- Ilustrações (em arquivo separado e editável, nos formatos aceitos pelo periódico nos programas: Excel, GraphPrism, SPSS 22, Corel Draw Suite X7 e Word, nas seguintes extensões: .cdr, .pzf, .spv, .jpg, .jpeg, .xls, .xlsx, .doc, .docx, .vsdx, .vst.).
É obrigatório que os autores encaminhem toda a documentação, a saber:
- Carta de apresentação de artigo para submissão. [Modelo].
- Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta. (Disponível para preenchimento online).
Nos casos em que se aplica:
- Documento que ateste a permissão para o uso de ilustrações (tabelas, fotos, gráficos e outros);
- Declaração de Compromisso com a Ética em Pesquisa;
- Declaração do Certificado de tradução;
- Documento que ateste a permissão para uso, adaptação e tradução de escalas e questionários;
- Autorização de colaboradores citados nos agradecimentos.
Cada documento deve ser anexado separadamente dentro do sistema OJS. Antes de iniciar o processo, a pessoa responsável pela submissão deve se registrar previamente no sistema como autor. Todos os autores devem ter um registro ORCID atualizado.
Contato
Editora Splendet | Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Campus I, Rua Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516, Pq. Rural Fazenda Santa Cândida, Campinas, SP, Brasil.
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br, Telefone: (55 19) 3343-7223.