Maturidade perceptomotora e reconhecimento de palavras

estudo correlacional entre o Bender - Sistema de Pontuação Gradual e o Teste de Reconhecimento de Palavras

Autores

  • Laura de CARVALHO Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Curso de Psicologia
  • Ana Paula Porto NORONHA Universidade São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia.
  • Lariana Paula PINTO Universidade São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia.
  • Luana LUCA Universidade São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia.

Palavras-chave:

Avaliação psicológica, Desenvolvimento humano, Teste de Bender-Gestalt

Resumo

O presente estudo objetivou investigar evidências de validade para o Bender - Sistema de Pontuação Gradual, pela relação com o Teste de Reconhecimento de Palavras, partindo da premissa de que os testes apresentariam comunalidade em certos aspectos. Além disso, a pesquisa buscou verificar se o Bender é sensível para captar diferenças de média por idade. Participaram do estudo 297 crianças, sendo 153 do sexo masculino (51,5%), com idade entre 7 e 10 anos (M=9,04, DP=0,88). Cursavam do 2° ao 5° ano do ensino fundamental, em escola particular (27,3%) ou pública (72,7%) do interior do estado de São Paulo. Os instrumentos foram aplicados coletivamente, sendo que as figuras do Bender foram projetadas. Foram evidenciadas correlações significativas entre os instrumentos. Verificou-se também que o Bender mostrou-se sensível em captar as diferenças relacionadas à idade, revelando o aspecto maturacional avaliado pelo teste, assim como também revelou relação com a escolaridade.

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Publicado

2012-09-30

Como Citar

CARVALHO, L. de, NORONHA, A. P. P., PINTO, L. P., & LUCA, L. (2012). Maturidade perceptomotora e reconhecimento de palavras: estudo correlacional entre o Bender - Sistema de Pontuação Gradual e o Teste de Reconhecimento de Palavras. Estudos De Psicologia, 29(3). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8794