Anúncios
-
2025-04-03
-
DOSSIÊ: EMERGÊNCIA E LITIGÂNCIA CLIMÁTICA NO CONTEXTO DOS DIREITOS HUMANOS E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL
2025-04-03 -
CHAMADA PARA PARECERISTAS AVALIADORES AD HOC – REVISTA DE DIREITOS HUMANOS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL (RDHDS)
2024-05-16A Revista de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social é um periódico online, de acesso aberto, com artigos publicados sob a licença Creative Commons (CC-BY). É indexada em importantes bases de dados nacionais e internacionais. A RDHDS adota o sistema de publicação contínua (roling pass) e visa divulgar a produção acadêmica dogmática, empírica e/ou crítica voltada à defesa dos direitos humanos e do desenvolvimento social, compreendidos como aspectos intrinsecamente relacionados.
Saiba mais sobre CHAMADA PARA PARECERISTAS AVALIADORES AD HOC – REVISTA DE DIREITOS HUMANOS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL (RDHDS) -
CHAMADA DE ARTIGOS – Volume 5 da Revista de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.
2024-05-14Tema: Inteligência artificial, proteção de dados e direitos humanos
"A inteligência artificial (IA) possui um potencial extraordinário tanto para promessas como para perigos. O uso responsável da IA tem o potencial de ajudar a resolver desafios urgentes e de tornar o nosso mundo mais próspero, produtivo, inovador e seguro. Ao mesmo tempo, o uso irresponsável pode exacerbar os danos sociais, como a fraude, a discriminação, o preconceito e a desinformação; deslocar e enfraquecer os trabalhadores” (EUA, 2023).
Saiba mais sobre CHAMADA DE ARTIGOS – Volume 5 da Revista de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. -
Dossiê especial José Henrique Pierangeli
2023-05-17Nessa edição, a Revista de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e a PUC-Campinas rendem homenagem ao grande jurista José Henrique Pierangeli, e convidam os interessados a submeter seus artigos ao nosso Dossiê especial. Serão aceitos artigos que versem sobre Direito Penal, Processo Penal, Criminologia, Política Criminal e Direitos Humanos.
Saiba mais sobre Dossiê especial José Henrique Pierangeli -
Dossiê: Direito internacional, dependência e (des)colonização
2022-05-20"Sim, valeria a pena estudar clinicamente, no pormenor, os itinerários de Hitler e do hitlerismo e revelar ao burguês muito distinto, muito humanista, muito cristão do século XX que traz em si um Hitler que se ignora, que Hitler vive nele, que Hitler é o seu demônio, que se o vitupera é por falta de lógica, que, no fundo, o que não perdoa a Hitler não é o crime em si, o crime contra o homem, não é a humilhação do homem em si, é o crime contra o homem branco, a humilhação do homem branco e o ter aplicado à Europa processos colonialistas a que até aqui só os árabes da Argélia, os “coolies” da Índia e os negros de África estavam subordinados.
Saiba mais sobre Dossiê: Direito internacional, dependência e (des)colonização
E aí está a grande censura que dirijo ao pseudo-humanismo: o ter, por tempo excessivo, apoucado os direitos do homem, o ter tido e ainda ter deles uma concepção estreita e parcelar, parcial e facciosa e, bem feitas as contas, sordidamente racista" (Aimé Césaire, Discurso sobre o colonialismo).