Aplicação do instrumento de avaliação da qualidade de vida do estudante de medicina em escola pública de Brasília

Autores/as

  • Bruno Nogueira César Escola Superior de Ciências da Saúde
  • Isabel de Pádua Paz Escola Superior de Ciências da Saúde
  • Maria Rita Carvalho Garbi Novaes Escola Superior de Ciências da Saúde

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0897v21n1/6a1875

Palabras clave:

Educação de graduação em medicina, Educação médica, Qualidade de vida

Resumen

Objetivo

Avaliar aspectos da qualidade de vida do estudante de medicina em escola de Brasília, correlacionando-os a possíveis fatores, subsidiando o processo de gestão acadêmica.

Métodos

Estudo descritivo e transversal. Foram analisados 345 estudantes do curso de Medicina de primeiro a sexto anos por meio de aplicação do instrumento de avaliação da qualidade de vida do estudante de medicina quanto aos domínios: Geral, Físico, de Gestão De Tempo, Ambiente de Ensino e Psicológico.

Resultados

Método de ingresso no curso: 77,1% dos entrevistados provenientes de ampla concorrência, 19,7% oriundos de vagas por cotas sociais, 3,2% transferidos de outra instituição. Em relação aos domínios Geral, Físico, Ambiente de Ensino e Psicológico, o segundo ano apresentou a maior e o quarto ano a pior pontuação para qualidade de vida em relação a outros anos do curso (p<0,05). No domínio Gestão de Tempo, não houve diferença estatística entre os anos. Finalmente, no escore total, foi ratificado o segundo ano como o de melhor qualidade de vida na escola e o quarto ano como o de pior, seguido pelo sexto ano (p<0,05).

Conclusão

A análise da qualidade de vida do estudante possibilita a abordagem e a intervenção precoce na formação educacional para minimizar a exposição e as conseqüências de fatores estressantes. Estes dados foram importantes para a reestruturação de uma política de desenvolvimento e apoio ao discente.

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruno Nogueira César, Escola Superior de Ciências da Saúde

1 Escola Superior de Ciências da Saúde, Curso de Medicina. Quadra 3, Conjunto A, Bloco 1, Edifício Fepecs, 70710-907, Brasília, DF,
Brasil. Correspondência para/Correspondence to: BN CÉSAR. E-mail: <brunoncesar@hotmail.com>.

Isabel de Pádua Paz, Escola Superior de Ciências da Saúde

2 Escola Superior de Ciências da Saúde, Comissão de Orientação. Brasília, DF, Brasil.

Maria Rita Carvalho Garbi Novaes, Escola Superior de Ciências da Saúde

1 Escola Superior de Ciências da Saúde, Curso de Medicina. Quadra 3, Conjunto A, Bloco 1, Edifício Fepecs, 70710-907, Brasília, DF,
Brasil. 

Citas

Organización Mundial de la Salud. Promoción de la salud: glosario. Genebra: OMS; 1998.

Fleck MPA, Lousada S, Xavier M, Chachamovich E, Vieira G, Santos L, et al. Aplicação da versão em português do instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100). Rev Saúde Pública. 1999; 33(2):198-205.

Seidl EMF, Zannon CMLC. Qualidade de vida e saúde: aspectos conceituais e metodológicos. Cad Saúde Pública. 2004; 20(2):580-8.

Tempski P, Perotta B, Bellodi P, Pose RA, Oliveira PTMS, Vieira J, et al. Instrumento de Avaliação de Qualidade de Vida do Estudante no curso de Medicina - IQVEM. São Paulo: USP; [s.d.].

Rosita S, Elisabeta N. Qualidade de vida dos estudantes de enfermagem. Rev Latino Am Enfermagem. 2004; 12(4):636-42.

Zonta R, Robles ACC, Grosseman S. Estratégias de enfrentamento do estresse desenvolvidas por estudantes de medicina da Universidade Federal de Santa Catarina. Rev Bras Educ Med. 2006; 30(3):147-53.

Distrito Federal. Lei nº 3.361, de 15 de junho de 2004. Institui reserva de vagas, nas universidades e faculdades públicas do Distrito Federal, de, no mínimo, 40% (quarenta por cento) por curso e por turno, para alunos oriundos de escolas públicas do Distrito Federal [acesso 2012 dez 25]. Diário Oficial do Distrito Federal; 2004. (144):2; Seção 1. Disponível em: <http://www.escs.edu.br/arquivos/leidistrital21092011.pdf>.

Ball S, Bax A. Self-care in medical education: Effectiveness of health-habits interventions for firstyear medical students. Acad Med. 2002; 77(9):911-7.

Dias JCR, Igarashi MH, Libardi MC, Senger MH, Zillo CM. Qualidade de vida em cem alunos do curso de Medicina de Sorocaba - PUC/SP. Rev Bras Educ Med. 2010; 34(1):116-23.

Raj SR, Simpson CS, Hopman WM, Singer MA. Healthrelated quality of life among final-year medical students. CMAJ. 2000; 162(4):509-10.

Teul I, Baran S, Zbislawski W. Upper respiratory tract diseases in self-evaluation of health status of Polish students based on the SF-36 questionnaire. J Physiol Pharmacol. 2008; 59(6):697-707.

Dyrbye LN, Thomas MR, Huntington JL, Lawson KL, Novotny PJ, Sloan JA, et al. Personal life events and medical student burnout: A multicenter study. Acad Med. 2006; 81(4):374-84.

Trigo TR, Teng CT, Hallak JEC. Síndrome de burnout ou estafa profissional e os transtornos psiquiátricos. Rev Psiquiatr Clin. 2007; 34(5):223-33.

Alves JGB, Anjos AG, Figueroa JN, Tenório M. Qualidade de vida em estudantes de medicina no início e final do curso - avaliação pelo WHOQOL - BREF. Rev Bras Educ Med. 2010; 34(1):91-6.

Voltmer E, Kieschke U, Spahn C. Psychosocial behaviour and subjective experience specific to the course of study of medical students in their first and fifth years of study. Gesundheitswesen. 2008; 70(2): 98-104.

Adamiak G, Swiatnicka E, Wolodzko-Makarska L, Switalska MJ. Assessment of quality of life of medical students relative to the number and intensity of depressive symptoms. Psychiatr Pol. 2004; 38(4):631-8.

Dyrbye LN, Thomas MR, Massie FS, Power DV, Eacker A, Harper W, et al. Burnout and suicidal ideation among U.S. medical students. Ann Intern Med. 2008; 149(5):334-41.

Barbist MT, Renn D, Noisternig B, Rumpold G, Hofer S. How do medical students value health on the EQ-5D? Evaluation of hypothetical health states compared to the general population. Health Qual Life Outcomes. 2008; 6:111.

Sreeramareddy CT, Shankar PR, Binu VS, Mukhopadhyay C, Ray B, Menezes RG. Psychological morbidity, sources of stress and coping strategies among undergraduate medical students of Nepal. BMC Med Educ. 2007; 7:26.

Quintana AM, Rodrigues AT, Arpini DM. A angústia na formação do estudante de Medicina. Rev Bras Educ Med. 2008; 32(1):7-14.

Publicado

2012-12-31

Cómo citar

César, B. N., Paz, I. de P., & Novaes, M. R. C. G. (2012). Aplicação do instrumento de avaliação da qualidade de vida do estudante de medicina em escola pública de Brasília. Revista De Ciências Médicas, 21(1/6), 79–86. https://doi.org/10.24220/2318-0897v21n1/6a1875

Número

Sección

Artigos Originais