Aplicação do instrumento de avaliação da qualidade de vida do estudante de medicina em escola pública de Brasília

Autores

  • Bruno Nogueira César Escola Superior de Ciências da Saúde
  • Isabel de Pádua Paz Escola Superior de Ciências da Saúde
  • Maria Rita Carvalho Garbi Novaes Escola Superior de Ciências da Saúde

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0897v21n1/6a1875

Palavras-chave:

Educação de graduação em medicina, Educação médica, Qualidade de vida

Resumo

Objetivo

Avaliar aspectos da qualidade de vida do estudante de medicina em escola de Brasília, correlacionando-os a possíveis fatores, subsidiando o processo de gestão acadêmica.

Métodos

Estudo descritivo e transversal. Foram analisados 345 estudantes do curso de Medicina de primeiro a sexto anos por meio de aplicação do instrumento de avaliação da qualidade de vida do estudante de medicina quanto aos domínios: Geral, Físico, de Gestão De Tempo, Ambiente de Ensino e Psicológico.

Resultados

Método de ingresso no curso: 77,1% dos entrevistados provenientes de ampla concorrência, 19,7% oriundos de vagas por cotas sociais, 3,2% transferidos de outra instituição. Em relação aos domínios Geral, Físico, Ambiente de Ensino e Psicológico, o segundo ano apresentou a maior e o quarto ano a pior pontuação para qualidade de vida em relação a outros anos do curso (p<0,05). No domínio Gestão de Tempo, não houve diferença estatística entre os anos. Finalmente, no escore total, foi ratificado o segundo ano como o de melhor qualidade de vida na escola e o quarto ano como o de pior, seguido pelo sexto ano (p<0,05).

Conclusão

A análise da qualidade de vida do estudante possibilita a abordagem e a intervenção precoce na formação educacional para minimizar a exposição e as conseqüências de fatores estressantes. Estes dados foram importantes para a reestruturação de uma política de desenvolvimento e apoio ao discente.

 

 

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Biografia do Autor

Bruno Nogueira César, Escola Superior de Ciências da Saúde

1 Escola Superior de Ciências da Saúde, Curso de Medicina. Quadra 3, Conjunto A, Bloco 1, Edifício Fepecs, 70710-907, Brasília, DF,
Brasil. Correspondência para/Correspondence to: BN CÉSAR. E-mail: <brunoncesar@hotmail.com>.

Isabel de Pádua Paz, Escola Superior de Ciências da Saúde

2 Escola Superior de Ciências da Saúde, Comissão de Orientação. Brasília, DF, Brasil.

Maria Rita Carvalho Garbi Novaes, Escola Superior de Ciências da Saúde

1 Escola Superior de Ciências da Saúde, Curso de Medicina. Quadra 3, Conjunto A, Bloco 1, Edifício Fepecs, 70710-907, Brasília, DF,
Brasil. 

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Publicado

2012-12-31

Como Citar

César, B. N., Paz, I. de P., & Novaes, M. R. C. G. (2012). Aplicação do instrumento de avaliação da qualidade de vida do estudante de medicina em escola pública de Brasília. Revista De Ciências Médicas, 21(1/6), 79–86. https://doi.org/10.24220/2318-0897v21n1/6a1875

Edição

Seção

Artigos Originais