Conhecimento geométrico e modelagem algorítmico‑paramétrica: um experimento prático‑pedagógico sobre o processo projetual | Geometric knowledge and algorithmic‑parametric modelling: A practical‑pedagogical experiment about design process

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0919v16n1a4020

Palavras-chave:

Geometria. Modelagem algorítmico‑paramétrica. Projeto.

Resumo

Este artigo pretende contribuir para a discussão sobre a importância de um repertorio de conhecimento geométrico, visando uma utilização mais frutífera de recursos algorítmico‑paramétricos no processo de projeto. Assim, este texto descreve os procedimentos e analisa os resultados obtidos por meio de uma experiência pratica realizada com alunos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, que trabalharam em um workshop cujo objetivo foi o de conceber e fabricar digitalmente um minipavilhão/expositor de maquetes. Portanto, este paper descreve um método exploratório e experimental para estudar o processo de projeto e, com isso, permitir observar e analisar, desde a concepção até a execução de um produto final, as possibilidades de associação entre conhecimento geométrico e tecnologias digitais de suporte projetual. Como conclusão, tem‑se evidencias nas relações entre o conhecimento da Geometria e a tomada de decisão em projeto, ainda que este seja mediado por recursos computacionais.

Biografia do Autor

Fernando Tadeu de Araujo Lima, Universidade Federal de Juiz de Fora

Universidade Federal de Juiz de Fora | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | Departamento de Projeto, Representação e Tecnologia | Jose Lourenco Kelmer, s/n., Campus Universitário, Martelos, 36036‑900, Juiz de Fora, MG, Brasil.

Ricardo Ferreira Lopes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Universidade Federal de Juiz de Fora | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | Departamento de Projeto, Representação e Tecnologia | Juiz de Fora, MG, Brasil.

José Gustavo Francis Abdalla, Universidade Federal de Juiz de Fora

Universidade Federal de Juiz de Fora | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | Departamento de Projeto, História e Teoria | Juiz de Fora, MG, Brasil.

Referências

BARKI, J. O risco e a invenção: um estudo sobre as notações gráficas de concepção no projeto. 2003. 270f. Tese (Doutorado em Urbanismo) — Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.

BATLLE, A.O. O papel do desenho na formação e no exercício profissional do arquiteto: conceitos e experiências. 2011. 202f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

CELANI, G. LAPAC 2006‑2013: laboratório de automação e prototipagem para arquitetura e construção. Campinas: Unicamp, 2013.

EVANS, R. The projective cast: Architecture and its three geometries. Cambridge: MIT Press, 1995. p.xxxii

HENDERSON, W. A Resolução Industrial. São Paulo: Editora USP, 1979.

HUBERMAN, L. História da riqueza do homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1962.

JORDAN, R. Western architecture. London: Thames and Hudson, 1969. p.244.

KILKELLY, M. 5 razoes para arquitetos aprenderem programação. Archdaily, 2015. Disponível em: <http://www.archdaily.com.br/br/764687/5‑razoes‑de‑porque‑os‑arquitetos‑devem‑aprender‑a‑programar‑softwares>. Acesso em: 7 abr. 2015.

KOYRE, A. Do mundo fechado ao universo infinito. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1979.

LABORATORIO DE MODELOS E FABRICACAO DIGITAL. Workshops. Rio de Janeiro: UFRJ, c2018. Disponível em: <http://www.lamo.fau.ufrj.br/workshops>. Acesso em: 10 jan. 2018.

LIMA, F. Métricas urbanas: sistema (para)métrico para análise e otimização de configurações urbanas de acordo com métricas de avaliação de desempenho. 2017. 236f. Tese (Doutorado em Urbanismo) — Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

LIMA, F.; CAMPELLO, M.; LOPES, R. Explorando métodos de representação e simulação na etapa conceptiva no processo de projeto arquitetônico: analise de um caso de estudo. Cadernos PROARQ, v.1, n.27, p.89‑103, 2017.

MITCHELL, W.; McCULLOUGH, M. Digital design media. New York: Van Nostrand Reinhold, 1991.

PICON, A. Foreword. In: TERZIDIS, K. Algorithmic architecture. New York: Routledge, 2006.

POTTMANN, H. et al. Architectural geometry. Exton: Bentley Institute Press, 2007.

SCHEER, D. The death of drawing: Architecture in the age of simulation. New York: Routledge, 2014.

TERZIDIS, K. Algorithmic architecture. New York: Routledge, 2006.

USHER, A. Uma história das invenções mecânicas. Campinas: Pairus, 1993.

WOODBURY, R. Elements of parametric design. New York: Routledge, 2010.

Downloads

Publicado

08-02-2019

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa