Conhecimento geométrico e modelagem algorítmico‑paramétrica: um experimento prático‑pedagógico sobre o processo projetual | Geometric knowledge and algorithmic‑parametric modelling: A practical‑pedagogical experiment about design process
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0919v16n1a4020Palavras-chave:
Geometria. Modelagem algorítmico‑paramétrica. Projeto.Resumo
Este artigo pretende contribuir para a discussão sobre a importância de um repertorio de conhecimento geométrico, visando uma utilização mais frutífera de recursos algorítmico‑paramétricos no processo de projeto. Assim, este texto descreve os procedimentos e analisa os resultados obtidos por meio de uma experiência pratica realizada com alunos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, que trabalharam em um workshop cujo objetivo foi o de conceber e fabricar digitalmente um minipavilhão/expositor de maquetes. Portanto, este paper descreve um método exploratório e experimental para estudar o processo de projeto e, com isso, permitir observar e analisar, desde a concepção até a execução de um produto final, as possibilidades de associação entre conhecimento geométrico e tecnologias digitais de suporte projetual. Como conclusão, tem‑se evidencias nas relações entre o conhecimento da Geometria e a tomada de decisão em projeto, ainda que este seja mediado por recursos computacionais.
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