As áreas verdes no plano de melhoramentos de Campinas

Autores

  • Siomara Barbosa Stroppa de Lima Departamento de Cultura

Resumo

O desejo de progresso, estimulado pela crescente industrialização de Campinas, implica em uma total mudançaa na imagem citadina a partir dos anos trinta do século XX. Um plano estratégico de transformação e controle do crescimento da cidade se sobrepõe às intervenções pontuais solicitadas pelos prefeitos ou sugeridas por vereadores e engenheiros da prefeitura; e o contato com os recentes "manuais práticos" de urbanização europeus e norte-americano, bem como a consolidação da Escola Politécnica de São Paulo, elevando a nível nacional o nome de seus profissionais, farão com que os politícos campineiros desenvolvam formas de viabilizar o desenvolvimento urbanístico na cidade. Pautadas, sobretudo, nos problemas de circulação, as teorias urbanísticas do início do século XX se deterão nos espaços públicos: estradas, avenidas, ruas, praças e jardins, propondo mudanças profundas na estrutura e organização da cidade. Aliadas à circulação, as alterações na imagem urbana implicarão também em novas tipologias arquitetônicas e paisagísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Siomara Barbosa Stroppa de Lima, Departamento de Cultura

Arquiteta e Urbanista pela FAU/PUC-Campinas, Mestre pela FAU/PUC-Campinas, linha de pesquisa História do Pensamento Urbanístico e Pesquisadora no Departamento de Cultura da Prefeirtura Municipal de Ouro Fino.

Downloads

Publicado

2013-06-14

Como Citar

Lima, S. B. S. de. (2013). As áreas verdes no plano de melhoramentos de Campinas. Oculum Ensaios, (2), 104–128. Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/oculum/article/view/1740

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa