Um canteiro-escola num edifício de Ramos de Azevedo: o ensino de processo de projeto de restauração na prática

Autores/as

  • Regina Andrade Tirello Universidade Estadual de Campinas
  • Pedro Murilo Gonçalves de Freitas Universidade Estadual de Campinas.

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0919v14n2a3890

Resumen

Este artigo trata de experiências de caráter profissional e didático conduzidas em apoio ao desenvolvimento de projetos de restauração dos edifícios escolares do antigo Instituto Profissional Bento Quirino, projetados por Francisco de Paula Ramos de Azevedo em 1916, atualmente sob a guarda da Universidade Estadual de Campinas. Além de contribuir para futuros projetos de reocupação destes edifícios, os estudos se estendem no positivo estabelecimento de protocolos de análise de arquiteturas históricas similares no Estado de São Paulo. Discutindo questões relativas ao ensino da restauração arquitetônica nos cursos de Arquitetura e Urbanismo brasileiros, seus avanços e suas insuficiências, descrevem‑se duas práticas interligadas de pesquisa, levantamento e avaliação técnica dessas edificações tombadas por órgãos preservacionistas que abrigaram o Colégio Técnico de Campinas por 47 anos. No texto são expostos procedimentos relacionados a viabilização e planejamento de obras de preservação de próprios da universidade de interesse histórico e cultural. Teve‑se como produto a consolidação do curso Laboratório de Restauração Arquitetônica: teoria e pratica, voltado ao aprofundamento de métodos operativos e para a investigação formal e material de preexistências sob o ponto de vista técnico e conservativo ministrado para estudantes de graduação e pós‑graduação.

PALAVRAS-CHAVE: Canteiro‑escola de restauração. Colégio Técnico de Campinas. Preservação arquitetônica. Ramos de Azevedo. Universidade Estadual de Campinas.

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Biografía del autor/a

Regina Andrade Tirello, Universidade Estadual de Campinas

É doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1999). Possui especialização em restauro de monumentos pelo Centro Studi per il Restauro dei Monumenti e Centri Storici del CECTI di Firenze e especialização em conservação e teoria do restauro de obras de arte pela Università Internazionale dell'Arte di Firenze, além de diversos cursos de aperfeiçoamento na área da preservação de bens culturais na Università degli Studi di Bologna. Foi responsável pela criação e coordenação do programa Conservação e Restauração de Bens Arquitetônicos e Integrados do Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo (CPC-USP) de 1988 a 2009. Desde 2004 é docente da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e participa do programa de pós-graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade na mesma Faculdade. Orienta pesquisas de IC, mestrado, doutorado na área da Preservação Cultural e Arquitetônica. Representa a Unicamp em conselhos municipais, entre os quais o CONCIDADE (Conselho da Cidade de Campinas), e estaduais. É líder do Grupo de Conservação e Restauro da Arquitetura (GCOR-Arquitetura/Unicamp) que congrega pesquisas, estudos e trabalhos de extensão relacionados ao patrimônio. Foi professora visitante de cursos de especialização sobre preservação de bens arquitetônicos brasileiros (UFP, PUCCamp, Unisantos, Unicsul, entre outros); tem livro e diversos trabalhos publicados em congressos e periódicos nacionais e internacionais nas áreas de conservação e restauro arquitetônico e de bens integrados e preservação de sítios e conjuntos de interesse histórico e cultural. É assessora científica de periódicos especializados e de eventos no campo do patrimônio. Atua na área da Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Metodologia e Tecnologia de Restauração Arquitetônica, com desenvolvimento de pesquisas e orientações dedicadas ás seguintes temáticas :Metodologia de projeto de restauro e estratégia de intervenção em sítios e conjuntos históricos; Conservação de bens culturais; Arqueologia da Arquitetura; Representação, difusão e gestão do patrimônio cultural e Preservação e restauração de pinturas murais artísticas. É membro do Conselho do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), nos biênios 2013-2015 e 2015-2017. É membro do International Council on Monuments and Sites (ICOMOS), Brasil.

Pedro Murilo Gonçalves de Freitas, Universidade Estadual de Campinas.

Mestre em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela Universidade Estadual de Campinas (2012), possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2006), com realização de intercâmbio acadêmico de um ano na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, em Portugal (2005). Possui especialização em Teoria e Prática da Preservação e Restauro do Patrimônio Arquitetônico e Urbanístico pela Universidade Católica de Santos (2008) e atuou como Professor Assistente no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Grande ABC (2012-2013), lecionando nas áreas de Teoria da Arquitetura, Projeto Arquitetônico e Conservação Arquitetônica. Atualmente é doutorando em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela Universidade Estadual de Campinas, com bolsa pela FAPESP.

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Publicado

2017-09-06

Cómo citar

Tirello, R. A., & Freitas, P. M. G. de. (2017). Um canteiro-escola num edifício de Ramos de Azevedo: o ensino de processo de projeto de restauração na prática. Oculum Ensaios - ISSNe 2318-0919, 14(2), 367–388. https://doi.org/10.24220/2318-0919v14n2a3890

Número

Sección

Dossier Patrimonio Cultural Iberoamericano