Plan Director y de Movilidad de Juiz de Fora (MG)

un análisis desde la perspectiva del concepto de Ciudad de 15 Minutos

Autores/as

  • Cléo Nicolau Adário Lima Nascimento Universidade Federal de Viçosa, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo https://orcid.org/0000-0001-6152-0059
  • Daniela Pereira Almeida Universidade Federal de Viçosa, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo https://orcid.org/0000-0001-7690-4442
  • Ítalo Itamar Caixeiro Stephan Universidade Federal de Viçosa, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo https://orcid.org/0000-0003-2893-7906

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0919v22e2025a10039

Palabras clave:

Mobilidade urbana, Cidade de 15 Minutos, Planejamento municipal, Plano Diretor Participativo, Plano de Mobilidade

Resumen

En el municipio de Juiz de Fora/MG, tanto el Plan de Movilidad Urbana como el Plan Maestro Participativo presentan puntos de convergencia con el concepto de Ciudad de 15 Minutos, que aborda la posibilidad de que las personas realicen sus actividades diarias en hasta 15 minutos de transporte activo. Así, el objetivo es analizar si los planes orientan la producción del espacio urbano teniendo en cuenta los aspectos de este concepto, a partir de una metodología estructurada sistemática, de valoración cualitativa. Se pudo identificar que, a pesar del alineamiento con el concepto, tanto el Plan Maestro como el Plan de Movilidad no abordan de manera concreta los aspectos efectivos para garantizar el acceso a equipamientos urbanos para toda la población.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Almeida, D. P. et al. Adaptação de metodologia para análise de planos urbanos sob a ótica do conceito Cidade de 15 Minutos. Projectare: Revista de Arquitetura e Urbanismo, v. 1, n. 13, p. 201-217, 2023.

Braida, F. Passagens em rede: a dinâmica das galerias comerciais e dos calçadões nos centros de Juiz de Fora e de Buenos Aires. Juiz de Fora: FINALFA, 2011. v. 1.

Carvalho, C. H. R. Desafios da mobilidade urbana no Brasil. Brasília: [s.n.], 2016.

Ferreira, C. C. M.; Oliveira, D. E. Estimativa da poluição veicular e qualidade do ar nas principais vias do sistema viário da região central da cidade de Juiz de Fora – MG. Geography Department University of Sao Paulo, número especial, p. 98, 2016. Doi: http://dx.doi.org/10.11606/rdg.v0ispe.117682.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades e Estados – Juiz de Fora. Rio de Janeiro: IBGE, 2024.

Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/mg/juiz-de-fora.html. Acesso em: 14 set. 2024.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Regiões de influência das cidades: 2018. Rio de Janeiro: IBGE, 2020.

Indi, A. F.; Maha, Y. B.; Taco, P. W. G. Participação popular no planejamento de transporte público de passageiros no Brasil. In: CONGRESSO PANAMERICANO ENGENIERIA DE TRÁNSITO, TRANSPORTE Y LOGÍSTICA, 18., 2014. Anais [...]. Santander: PANAM, 2014.

Jacobs, J. Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2000. v. 1.

Juiz de Fora. Lei Complementar Nº 082, de 03 de julho de 2018. Dispõe sobre a Política de Desenvolvimento Urbano e Territorial, o Sistema Municipal de Planejamento do Território e a revisão do PDP/JF de Juiz de Fora conforme o disposto na Constituição Federal e no Estatuto da Cidade e dá outras providências. Plano Diretor Participativo.

Juiz de Fora: Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, 2018.

Leiva, G. C.; Reis, D. S.; Orrico Filho, R. D. Estrutura urbana e mobilidade populacional: implicações para o

distanciamento social e disseminação da Covid-19. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 37, p. 1-22,

Doi: https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0118.

King, A. C. et al. Theoretical approaches to the promotion of physical activity. American Journal of Preventive

Medicine, v. 23, n. 2, p. 15-25, 2002. Doi: http://dx.doi.org/10.1016/S0749-3797(02)00470-1.

Krol, R. Can We Build Our Way Out of Urban Traffic Congestion? The Center for Growth and Opportunity,

Disponível em: https://www.thecgo.org/wp-content/uploads/2020/10/Can-We-Build-Our-Way-Outof-

Urban-Traffic-Congestion.pdf. Acesso em: 27 jul. 2021.

Moreno, C. et al. Introducing the “15-Minute City”: Sustainability, Resilience and Place Identity in Future Post-Pandemic Cities. Smart Cities, v. 4, n. 1, p. 93–111, 2021. Doi: ttp://dx.doi.org/10.3390/smartcities4010006.

Nadalin, V. G.; Igliori, D. C. Evolução Urbana e Espraiamento na Região Metropolitana de São Paulo. Rio de

Janeiro: [s.n.], 2010.

Pereira, L. A. C.; Massonetto, L. F. A “Cidade de 15 Minutos” como estratégia para um desenvolvimento

sustentável e o Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo. Scientific Journal ANAP, v. 1, n. 4, 2023.

Portland. Plano Diretor de Portland [The Portland Plan]. Portland: [s.n.], 2012.

Pozoukidou, G.; Chatziyiannaki, Z. 15-Minute City: Decomposing the New Urban Planning Eutopia. Sustainability, v. 13, n. 2, p. 928, 2021. Doi: http://dx.doi.org/10.3390/su13020928.

Prefeitura Municipal de Juiz de Fora. Plano de Mobilidade Urbana de Juiz de Fora – PlanMob-JF. Juiz de Fora:

Prefeitura Municipal, 2016. Disponível em: https://www.pjf.mg.gov.br/secretarias/settra/servicos/arquivos/

plano_mobilidade_151216.pdf. Acesso em: 14 jul. 2021.

Prefeitura Municipal de Juiz de Fora. Plano de Desenvolvimento Urbano de Juiz de Fora – PDDU/JF. Juiz de Fora: Funalfa, 2004.

Rodrigues, A. S. R. A produção do espaço urbano de Juiz de Fora/MG: Dinâmicas imobiliárias e novas

centralidades. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2013.

Willsher, K. Paris mayor unveils ‘15-minute city’ plan in re-election campaign. The Guardian, 2020. Disponível

em: https://www.theguardian.com/world/2020/feb/07/paris-mayor-unveils-15-minute-city-plan-in-eelection-

campaign. Acesso em: 15 abr. 2022.

WRI Brasil. Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS). WRI Brasil, c2024. Disponível em:

https://www.wribrasil.org.br/projetos/desenvolvimento-orientado-ao-transporte-sustentavel-dots. Acesso

em: 14 set. 2024.

Publicado

2025-01-23

Cómo citar

Nascimento, C. N. A. L., Almeida, D. P., & Stephan, Ítalo I. C. (2025). Plan Director y de Movilidad de Juiz de Fora (MG): un análisis desde la perspectiva del concepto de Ciudad de 15 Minutos. Oculum Ensaios - ISSNe 2318-0919, 22, 1–16. https://doi.org/10.24220/2318-0919v22e2025a10039

Número

Sección

Originais